Juliana Rodrigues lança single inspirado em luta feminista
O single da pianista e compositora paulistana chama-se Por Mim, por Todas Nós foi criado durante uma viagem feita pela artista a trabalho. A canção integra o projeto inédito Hexapoema
No último dia 28 de junho (sexta-feira), a pianista e compositora paulistana Juliana Rodrigues lançou o single Por mim, por ti, por todas nós nas plataformas digitais – um samba de partido-alto, de cunho político. O pré-save já está disponível em https://tratore.ffm.to/pormimportiportodasnos. Também, a apresentação da música, gravada em show em Mogi das Cruzes (SP), será disponibilizada no Youtube (https://shre.ink/DynR).
Em entrevista nessa segunda-feira (1º/7), no quadro TROCA DE IDEIA no PLUGADO NA MIRANTE FM, Juliana Rodrigues comentou que Por mim, por ti, por todas nós foi criada durante uma viagem feita por ela a trabalho.
"A inspiração surgiu a partir de conversa com uma amiga sobre abusos e violências contra as mulheres. A canção integra o projeto inédito Hexapoema, composto por seis músicos – como o nome sugere – e por mais seis composições, já disponíveis no Youtube (https://shre.ink/Dynz). O repertório mescla faixas autorais e consagradas, que evocam grandes nomes, como Dona Ivone Lara e Geri Allen. Passeia por estéticas sonoras diversas, indo da música brasileira, jazz à música Hindustani", explica.
“O Hexapoema surgiu do desejo de fazer um trabalho diferente, com uma outra formação, compondo para mais instrumentos e trocando experiências com um maior número de músicos, já que meus últimos discos foram em trio”, explica Rodrigues. “Então, quis me desafiar, expandir as possibilidades do meu trabalho e realizar uma vontade que já tinha de incluir sopros e baixo elétrico na formação.”
Além dela, à frente do piano e teclado, estão Nicolly Sousa, no trompete, Landão Jessé, na percussão, Beatriz Lima, no baixo elétrico, Luiz Gustavo Rocha, na bateria, e Thomaz Souza, no saxofone alto. A ilustradora e tatuadora, Malu Bandeira, assina a arte da capa do single, com mulheres plurais, representadas nos mais diversos corpos.
Juliana Rodrigues
Pianista e compositora, tem três discos lançados. Vive, de 2021, e Mnemosine, de 2017, apresentam suas composições junto ao trio que leva seu nome, trabalho que desenvolve desde 2015 e com o qual esteve em palcos de destaque, como o Festival Jazz Al Este, no Paraguai, Instrumental SESC Brasil, em São Paulo (SP), e Savassi Festival, em Belo Horizonte (MG). Em Samba-Revolução, de 2022, Juliana divide direção e arranjos com suas parceiras do grupo Dona da Rua, formado exclusivamente por mulheres. É uma das artistas convidadas da coletânea Existimos, vol. 1, de 2023, do Selo Vitrine, que reúne artistas do cenário do jazz instrumental e dos beatmakers de São Paulo, com gravações e remixes de composições originais.
Em janeiro de 2024 lançou em vídeo o show Hexapoema, com composições e formação inéditas. Em abril do mesmo ano, foi artista residente do Kat Jazz, festival internacional de jazz no Nepal, pelo segundo ano consecutivo. A musicista tem shows de piano solo online lançados em seu canal do YouTube e, além de tocar estilos diversos em formações variadas pela Grande São Paulo, está produzindo a série Caderno de Composições, que deve estrear ainda em 2024. Outros palcos de destaque em que a musicista esteve presente são: Sala São Paulo, Festival Sonamos Latinoamérica (Brasil, México e Peru), National Concert Hall (Dublin, Irlanda), Virada SP e Virada Cultural.
Serviço:
Lançamento do single Por mim, por ti, por todas nós
De Juliana Rodrigues e Hexapoema
Dia 28 de junho
Nas plataformas de streaming: https://tratore.ffm.to/pormimportiportodasnos
No Youtube: https://shre.ink/Dynz
Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.