Troca de Ideia

Festival homenageia Hermeto Pascoal em São Luís

Em entrevista ao Plugado, na Mirante FM, Carol D´Ávila, musicista e curadora do Festival de Música Universal, disse que além da homenagem ao bruxo alagoano, os mestres do Maranhão também serão reverenciados no evento.

Pedro Sobrinho / Jornalista

Atualizada em 09/04/2024 às 09h34

De quinta (11) a sábado (14), SÃO LUÍS será palco do 1º Festival de Música Universal, uma celebração vibrante que promete enriquecer a capital maranhense com uma fusão de estilos musicais de todo o mundo em um intercâmbio cultural sem precedentes.  As oficinas ocorrerão na ESCOLA DE MÚSICA DO MARANHÃO “LILAH LISBOA DE ARAÚJO”, na PRAIA GRANDE, e os shows na CASA BARRICA, na MADRE DEUS. Acesso liberado !

Carol D´Ávila no Plugado, na Mirante FM. Foto: Aiara Dália
Carol D´Ávila no Plugado, na Mirante FM. Foto: Aiara Dália

Em conversa com o jornalista PEDRO SOBRINHO, no PLUGADO, na MIRANTE FM, na última quinta-feira (4/4), CAROL D´ÁVILA, idealizadora do Festival, flautista, saxofonista, compositora e educadora, falou da importância do evento, do homenageado, o virtuose multiinstrumentista alagoano HERMETO PASCOAL. Ela também destacou a CULTURA POPULAR DO MARANHÃO como um PATRIMÔNIO UNIVERSAL.

Homenageado

O festival é uma homenagem direta ao lendário compositor e multiinstrumentista Hermeto Pascoal e sua inovadora trajetória musical, sendo ele o criador desse novo estilo. Sob a curadoria de CAROL D´ÁVILA, o MUN Festival reunirá projetos artísticos, concertos e atividades educacionais com o objetivo de formar plateias e enriquecer o conhecimento musical.

O projeto vai destacar a música universal como uma poderosa forma de expressão artística, e exaltará a música tradicional do Maranhão como uma das fontes de pesquisa e inspiração para toda essa diversidade musical da qual nasceu a Música Universal. Com concertos de diferentes gerações influenciadas por essa linguagem musical única, a iniciativa promete cativar e inspirar os espectadores.

- Não podemos falar de música universal sem falar de música originária do Brasil. Hermeto Pascoal é um músico que bebeu de muitas fontes. Sem dúvida o Estado do maranhão é um patrimônio da cultura popular no Brasil. Não podia ser diferente trazer esta fusão de homenagear Hermeto Pascoal, este bruxo da música brasileira e outros bruxos que existem pelo Brasil. Então, vamos homenagear Hermeto Pascoal e também reverenciar os mestres e mestras da cultura popular do maranhão, além de muitos, eles elas são a base para criação da música universal - enaltece.

Universalidade musical

O MUN Festival envolve a diversidade e a pluralidade, trazendo ao público um estilo musical único que incorpora influências de várias tradições musicais do mundo todo e influências da música popular brasileira, dos sons da natureza, da cidade ou do silêncio.

Ao longo dos quatro dias intensos, o festival - com patrocínio do Instituto Cultural Vale por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura - oferecerá, gratuitamente, uma variedade de atividades, desde oficinas e workshops até concertos, sendo um marco histórico como o primeiro evento desse gênero no país. O evento tem o propósito de visitar outras cidades dando seguimento em seus objetivos.

Oficinas

O Festival também está realizando oficinas temáticas a mais de 500 estudantes do ensino médio, de escolas públicas de São Luís, nos dias 5, 8 e 9 de abril.

Workshops

Além dos shows, o MUN Festival também realizará uma série de atividades educacionais gratuitas, realizadas por músicos do festival. Serão workshops práticos, concertos didáticos e vivência formativa musical em escolas públicas da cidade, três dias antes do Festival.

Programação (workshops e shows)

Na quinta-feira, 11 de abril, o evento terá início com o workshop de Itiberê Zwarg, das 10h às 12h. E o show de abertura do festival se dá com o grande homenageado Hermeto Pascoal e seu grupo às 20h.

Já na sexta-feira, 12 de abril, o destaque será o workshop de André Marques das 10h às 12h. A noite será embalada pela apresentação de Carol Panesi e trio, às 19h30, seguida pelas Caixeiras do Divino, com mestra Rosa Barbosa à frente, e em seguida a apresentação de André Marques Trio, das 21h às 22h.

No sábado, 13 de abril, o MUN Festival continuará com o workshop de Carol Panesi, das 10h às 12h. A noite será animada pela apresentação de Aline Gonçalves Quinteto, às 19h30, seguida pelo Tambor de Crioula, com mestre Tonico, e pelo grupo de Itiberê Zwarg.

Por fim, no domingo, 14 de abril, o festival encerrará suas atividades, com o workshop de Mariana Zwarg, das 10h às 12h. À noite, o público poderá desfrutar do espetáculo Cacuriá da Dona Teté em colaboração com Carol d’Avila, das 18h30 às 19h30, seguido pela apresentação de Mariana Zwarg e grupo, das 19h30 às 20h30.

Todas as apresentações musicais e culturais serão realizadas na Casa Barrica (Avenida Rui Barbosa, n. 238, bairro Madre Deus), enquanto os workshops acontecerão na Escola de Música do Maranhão "Lilah Lisboa de Araújo" (Rua da Estrela, 363, Praia Grande, Centro). Todas as atividades serão gratuitas. Os workshops terão limite de inscrições, através do Sympla e podem ser feitas através do munfestival.com.

Com o intuito de democratizar o acesso à música instrumental brasileira e preservar o legado de Hermeto Pascoal, o 1º Festival de Música Universal do Brasil se apresenta como um marco cultural e uma oportunidade única para os amantes da música explorarem novos horizontes sonoros.

Prepare-se para uma experiência musical inesquecível, onde as fronteiras entre os gêneros musicais se dissolvem e a música se torna verdadeiramente universal. O MUN Festival promete encantar, inspirar e celebrar a riqueza da diversidade musical em todo o mundo.

Serviço

O quê: 1º Festival de Música Universal

Quando: 11 a 14 de abril

Entrada: Toda a programação é gratuita

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.