Troca de Ideia

Artistas indígenas assumem cátedra Olavo Setúbal

Arissana Pataxó, Francy Baniwa e Sandra Benites foram reverenciadas no quadro Mulheres em Ação, no Plugado, na Mirante FM, em homenagem ao Dia Internacional da Mulher

Pedro Sobrinho / Jornalista

Atualizada em 14/03/2024 às 09h07
Sandra Benites, Arissana Pataxó e Francy Baniwa no Plugado, na Mirante FM
Sandra Benites, Arissana Pataxó e Francy Baniwa no Plugado, na Mirante FM (Divulgação)

Empossadas no último dia 1º de março, três mulheres oriundas dos povos originários titulares da Cátedra Olavo Setubal de Arte, Cultura e Ciência, realizada em parceria do Itaú Cultural e o Instituto de Estudos Avançados da Universidade de São Paulo (IEA/USP). São elas, a artista visual baiana Arissana Pataxó, do povo Pataxó, na região Nordeste; a antropóloga amazonense Francy Baniwa, do povo Baniwa, na região Norte; e a curadora sul-mato-grossense Sandra Benites do povo Guarani Nhandeva, região Centro-Oeste.

As três conversaram com o jornalista PEDRO SOBRINHO, no PLUGADO, na MIRANTE FM, no quadro MULHERES EM AÇÃO, criado para homenagear o universo feminino pela passagem do DIA INTERNACIONAL DA MULHER. No programa, elas falaram da importância da titularidade, dos desafios e experiências em seus territórios indígenas, além de destacarem CONCEIÇÃO EVARISTO, sucessoras da escritora mineira como catedrática Olavo Setubal de Arte, Cultura e Ciência.

Ações

Nesta nova titularidade, Arissana, Francy e Sandra conduzem o programa Caminho da Cutia: territórios e saberes das mulheres indígenas. O foco são os saberes e fazeres das mulheres indígenas, abordados a partir de experiências em diversas áreas: do trabalho das parteiras à produção de cerâmica, do cultivo de roças à educação escolar e de suas atuações na política, academia e artes, entre outros segmentos.

O evento aconteceu presencialmente na USP, em São Paulo, e contará com transmissão ao vivo pelo site do IEA http://www.iea.usp.br/aovivo. As novas catedráticas serão recebidas pela escritora Conceição Evaristo, que atuou como titular de 2022 a 2023.

Participaram também da posse Eduardo Saron, presidente da Fundação Itaú, e Maria Alice Setubal, representante da família de Olavo Setubal. Pela USP, estarão presentes Martin Grossmann, coordenador acadêmico da cátedra, Roseli de Deus Lopes, vice-diretora do IEA, Ana Maria Rabelo Gomes, pós-doutora em Antropologia, e Maria Arminda do Nascimento Arruda, vice-reitora da USP.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.