Troca de Ideia

Ocupação Maria Bethânia será aberta em SP nesta terça

Em entrevista ao jornalista Pedro Sobrinho, no Plugado, na Mirante FM, Andréia Schinasi, coordenadora do Itaú Cultural e curadora da ocupação, deu detalhes sobre o evento que fica em cartaz até o dia 9 de junho

Pedro Sobrinho / Jornalista

Atualizada em 14/03/2024 às 09h12
Andréia Schinasi no Plugado, na Mirante FM. Foto: Letícia Vieira
Andréia Schinasi no Plugado, na Mirante FM. Foto: Letícia Vieira (Letícia Vieira)

Nesta quarta-feira (13/3), às 20h, será aberta a Ocupação Maria Bethânia no Itaú Cultural, iniciando as mostras da série Ocupação em 2024. A exposição tem curadoria da equipe do Itaú Cultural e da cenógrafa Bia Lessa e traz outras características: se expande por dois andares do IC e tem predominância imagética, audiovisual e sensorial.

Em entrevista ao PLUGADO, NA MIRANTE FM, na noite desta terça-feira (12/3), ANDRÉIA SCHINASI, coordenadora de Curadorias e Programação Artística do Itaú Cultural, núcleo que está à frente da curadoria da Ocupação Maria Bethânia junto a BIA LESSA disse que essa exposição será como uma grande instalação, que lança um olhar poético e novo sobre a vida de Bethânia em diálogo com o seu universo criativo e particular, valorizando sua estreita relação com a força da palavra e da literatura e com a potência cultural do Recôncavo Baiano, o sincretismo religioso, o sagrado e o profano mesclados em sua construção.

- Para tanto, no piso térreo do Itaú Cultural ficarão cerca de 100 fotos, pendentes do teto em roldanas para serem observadas na horizontal. Elas constituem um caleidoscópio onde vida e obra se fundem. Já no primeiro andar terá uma instalação composta de 46 monitores com imagens documentais de diferentes períodos da obra e vida de Bethânia. São 1h45 minutos de imagens documentais em loop, com edição inédita de Bia. Neste andar, também são expostos dois bordados, em tamanho ampliado, entre os vários que ela fez durante o período de isolamento na pandemia, nunca antes mostrados - explica.

A Ocupação Maria Bethânia fica em cartaz até 9 de junho, no Itaú Cultural, na avenida Paulista (SP).

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.