Troca de Ideia

Exposição dedicada à numismática em cartaz no Itaú Cultural em SP

EDSON MARTINS CRUZ, coordenador de Artes Visuais e Acervos do Itaú Cultural, que fez a concepção e realização do espaço, conversou com o jornalista Pedro Sobrinho, no Plugado, na Mirante FM, para falar mais da exposição.

Pedro Sobrinho / Jornalista

Atualizada em 19/12/2023 às 10h32
Exposição de Numismática, organizada pela Itaú Cultural, em SP
Exposição de Numismática, organizada pela Itaú Cultural, em SP (Itaú Cultural)

Aberta desde 7 de dezembro, o Espaço Herculano Pires – Arte no Dinheiro na sede do Itaú Cultural (IC). A mostra revisita um vasto acervo de moedas, medalhas, cédulas e selos – conjuntos que dialogam com obras de arte – a fim de propor um exercício de (re)conhecimento da história plural, complexa e diversa do Brasil. Apresentam-se as peças em diálogo com trabalhos artísticos contemporâneos, que estabelecem novas possibilidades de leitura da memória do país.

EDSON MARTINS CRUZ, coordenador de Artes Visuais e Acervos do Itaú Cultural, que fez a concepção e realização do espaço, participou do TROCA DE IDEIA, no PLUGADO, MIRANTE FM, para falar mais da exposição

- O Espaço contará com mais de 2,9 mil peças da Coleção Itaú de Numismática. São moedas – muitas delas raras –, medalhas, selos, provas, ensaios, condecorações e objetos ligados ao universo monetário. O espaço expositivo é permeado, ainda, por vídeos, obras de arte contemporânea, livros raros, atividades interativas, acessibilidade e abriga uma sala especial onde repousa o mais valioso objeto: a Peça da Coroação (de Dom Pedro I). No conjunto, a exposição conta a trajetória da construção dos diversos brasis e identidades culturais brasileiras, desde os primórdios até a atualidade.

Com curadoria de Vagner Porto, mestre e doutor em arqueologia, e textos do pesquisador Leno Veras, atento às questões que envolvem a seleção de obras de arte, a exposição traz ainda recursos tecnológicos, como a ampliação visual para observar detalhes dos itens, e homenageia Herculano de Almeida Pires, membro do Conselho de Administração do Banco Itaú, homem que contribuiu para a numismática e a filatelia brasileiras.

EDSON informou que a exposição também pode ser acessada por um site feito exclusivamente para todos os públicos que não possam visitá-la de forma presencial. 

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.