Troca de Ideia

Joãozinho Ribeiro no show 'Com o Afeto das Canções'

A terceira edição do evento ocorre neste sábado (16/12), a partir das 18h, no Convento das Mercês, na Praia Grande, com a participação de vários artistas locais

Pedro Sobrinho / Jornalista

Atualizada em 18/12/2023 às 09h37
Joãozinho Ribeiro Com o Afeto das Canções
Joãozinho Ribeiro Com o Afeto das Canções (Divulgação)

O cantor e compositor maranhense JOÃOZINHO RIBEIRO se reúne com uma gama de artistas da música popular brasileira produzida no Maranhão na terceira versão do show “COM O AFETO DAS CANÇÕES., nesta sábado (16/12), a partir das 18h, no Convento das Mercês (rua da Palma, Desterro).

- A gente enxerga esta realização como uma grande festa de confraternização, típica do período natalino, mas pautada por muito profissionalismo e solidariedade. É um espaço do acontecer solidário, reunindo cantores, cantoras, instrumentistas, convidados especiais, produtores, grupos de cultura popular da comunidade do Desterro, bairro onde me criei e onde está localizado o Convento das Mercês, cartão postal da capital maranhense que é sede da Fundação da Memória Republicana Brasileira, em cujas festas de fim de ano a gente se insere, colaborando também com a Campanha Natal Sem Fome. Música na existência, para alimentar os espíritos! Dança nos corpos, para liberar as energias positivas - explicou JOÃOZINHO, em entrevista ao jornalista PEDRO SOBRINHO, na edição dessa segunda-feira (11/12), no TROCA DE IDEIA no PLUGADO NA MIRANTE FM.

No LINE-UP tem: tambor dos Onças, Zumba da Negra Zete, Capoeira do Mestre Bamba e os Blocos Tradicionais Os Foliões e os Guardiões. Na sequência, tendo como mestre de cerimônias o poeta e cordelista Moizes Nobre, Joãozinho Ribeiro será acompanhado por Rui Mário (sanfona, teclados e direção musical), Hugo Carafunim (trompete), Danilo Santos (saxofone e flauta), Ronald Nascimento (bateria), Tiago Fernandes (violão sete cordas), Marquinhos Carcará (percussão), Robertinho Chinês (cavaquinho), Katia Espíndola (vocal), Raquel Espíndola (vocal). O anfitrião terá como convidados o Bloco Afro Akomabu, Anastácia Lia, Andréa Frazão, Ronald Pinheiro, Josias Sobrinho, Zé Heitor (vencedor do concurso de toadas dos sotaques da baixada e costa de mão, promovido pela FMRB), Chico Saldanha, Bicho Terra, Allysson Ribeiro, Anna Cláudia e Fátima Passarinho – os três últimos, sob a batuta do maestro Arlindo Pipiu, irão comandar o Baile da Paz, antecipando o carnaval, apresentando um repertório de frevos e marchinhas, incluindo composições inéditas que estarão no EP carnavalesco que o compositor lançará no início de 2024.

Histórico

A trajetória artística do poeta e compositor Joãozinho Ribeiro se confunde com sua trajetória militante. Desde que estreou na música, num festival universitário em 1979, em que ficou em segundo lugar, sua obra se debruça sobre questões sociais, num fazer artístico de uma consciência raras vezes vista.

Com um livro – “Paisagem Feita de Tempo” (Edição do Autor, 2006) – e um disco lançados – “Milhões de Uns – vol. 1”, gravado ao vivo no Teatro Arthur Azevedo em 2012 e lançado no ano seguinte – até aqui, sua poesia e sua música invariavelmente alertam para as mazelas que nos cercam.

- A função do artista é salvar o sonho” e a frase do pintor italiano Amedeo Modigliani (1884-1920) há algum tempo martela o juízo de Joãozinho como um mantra. Notícias de guerras distantes pedem paz, pão e poesia. E música - resume.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.