Troca de Ideia

Dez empreendedores representam o MA na Expo Favela em SP

O anúncio foi feito pelo presidente da Cufa-MA, Charles Adaga. Em entrevista ao Plugado, na Mirante FM, ele disse que o evento ocorre entre os dias 1º e 3 de dezembro, na capital paulista. Ele também destacou a Rouanet nas Favelas lançada em São Luís.

Pedro Sobrinho / Jornalista

A maior feira de negócios do 4º setor que reúne empreendedores, empresários e startups de todo o país, a EXPO FAVELA aconteceu pela primeira vez no Maranhão, nos dias 14 e 15 de setembro, no Multicenter Sebrae, em São Luís. No último dia 1º de novembro, o presidente da Central Única das Favelas no Maranhão - CUFA-MA, CHARLES ADAGA, destacou o evento realizado na capital maranhense.

Com o apoio do Sebrae e do Governo do Maranhão, por meio da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Social (Sedes), a Expo Favela Innovation Maranhão 2023 reuniu centenas de expositores, empreendedores de regiões carentes da Grande Ilha, e outros municípios maranhenses, palestrantes e influenciadores da favela para dois dias intensos de trocas de conhecimento, exposições e conexão entre favela e asfalto.

Para Charles Adaga, o evento expôs o trabalho de startups de favelas, promoveu discussões e criou oportunidade para os moradores de áreas vulneráveis. É o “empurrãozinho” que precisam e merecem. “O objetivo da Expo Favela é o de conectar pequenos negócios da favela, de territórios quilombolas e indígenas, com os grandes empresários", assegura ADAGA.

Participação Intensa

ADAGA informou que as inscrições para a Expo Favela foram abertas para todo o estado do Maranhão. Cerca de 100 expositores foram selecionados para esta primeira edição do evento no estado, e, no final da programação, dez empreendedores FORAM selecionados para participarem da Expo Favela Nacional, que acontecerá entre os dias 1º e 3 de dezembro, deste ano, em São Paulo. Charles disse ainda que a expectativa de público para o primeiro dia do evento no Multicenter Sebrae seria de cinco mil pessoas, com participações de expositores de Caxias, Alcântara, Cedral e em maior peso da Grande Ilha. Os dez selecionados, com destaque para empreendedores da comunidade Itamatatiua, em Alcântara, na EXPOFAVELA MARANHÃO irão concorrer com cerca de 200 expositores nacionais e três serão escolhidos vencedores.

Rouanet nas Favelas

O Ministério da Cultura (MINC), CUFA e Vale lançaram, no último dia 24 de outubro, o Programa Rouanet nas Favelas, em São Luís, capital maranhense. O evento contou com a presença da ministra da Cultura, MARGARETH MENENZES. A Iniciativa irá investir R$ 5 milhões nos estados do Pará, Maranhão, Ceará, Bahia e Goiás.

Cufa

De acordo com o Termo de Compromisso, caberá à entidade, articular ações junto às CUFAs dos estados, onde serão realizados os editais, para fazer a divulgação em cada território; indicar representantes nacional e estaduais para compor a comissão de acompanhamento da execução do edital e dos projetos selecionados. E ainda  acompanhar a execução dos projetos nos locais definidos.

- O Roaunet nas Favelas é um momento histórico para as favelas de todo o Brasil. São Luís foi anfitriã do lançamento do Termo de Compromisso de um programa que vai atender o nosso Estado juntamente com o Pará, Goiás, Bahia e Ceará, destaca ADAGA.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.