Troca de Ideia

Meireles Jr declara amor à São Luís em décimo livro

Joias de Arquitetura Civil Portuguesa - Casario de São Luís do Maranhão será lançado nesta quarta-feira (20/9), às 19h, na Fast Frames, no Renascença. Em feat com o Gratitude, o fotógrafo incentiva a doação de livros para comunidade da Ilhinha..

Pedro Sobrinho/Jornalista

Atualizada em 21/09/2023 às 09h04
Meireles Júnior no Plugado, na Mirante FM
Meireles Júnior no Plugado, na Mirante FM (Meireles Júnior)

Ao completar 28 anos de carreira na fotografia o designer e fotógrafo MEIRELES JÚNIOR. celebra a sua arte com o lançamento de seu décimo livro, dessa vez tendo como tema as joias da arquitetura civil portuguesa, também conhecida como arquitetura pombalina. A obra foi viabilizada graças ao patrocínio da Potiguar e do Governo do Maranhão, via Lei Estadual de Incentivo à Cultura.

No TROCA DE IDEIA com o jornalista PEDRO SOBRINHO, no PLUGADO, na MIRANTE FM, MEIRELES JÚNIOR comentou que a obra bilíngue (inglês e português) “Joias da Arquitetura Civil Portuguesa – Casario de São Luís do Maranhão” é também uma declaração de amor dele a São Luís festejando 411 anos. Segundo o fotógrafo, a capital maranhense é destacada ao lado das portuguesas Lisboa, Porto, Braga, Coimbra, Sintra, Guimarães e Fátima.

- Voltamos a Portugal para conhecer o passado e refletir sobre o futuro. Esse décimo livro tem um significado muito especial para mim. É revestido de um sentimento de realizar e apresentar para as futuras gerações a história do processo construtivo dos nossos casarões e suas origem em Portugal; e os fatos que nos revelam o porquê da capital maranhense ser reconhecida como Patrimônio Cultural Mundial pela Unesco. Como legado dessa obra, que fique o apelo à conservação dessa riqueza única que é o Centro Histórico de São Luís - conta.

- Esse livro contou com a curadoria técnica das profas. Dra. Margareth Gomes de Figueiredo e Dra. Ingrid Braga (UEMA); Ma. Tayana Campos Figueiredo e do Dr. Márcio Augusto Roma Buzar. Uma dedicatória especial foi feita ao inesquecível Luiz Phelipe Andrès, que foi incansável enquanto vivo na defesa e preservação do Patrimônio Cultura e Histórico da capital maranhense - destaca MEIRELES.

Exposição

O lançamento e abertura da exposição fotográfica de “Joias das Arquitetura Civil Portuguesa” será nessa quarta-feira (20/9), às 19h, com coquetel e pocket show de Adriano Corrêa, Alberto Trabulsi e Mano Borges, na Fast Frame São Luís no Renascença.

MEIRELES JÚNIOR. incentiva a doação de alimentos, que serão repassados às obras sociais da comunidade da Portelinha (Ilhinha) através do projeto GRATITUDE. Detalhe: Quem doar 1 cesta básica, ganhará R$ 50,00 de desconto na aquisição do livro. Na sexta-feira (22/9), MEIRELES JÚNIOR lança o livro na Livraria AMEI, no SÃO LUÍS SHOPPING.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.