Troca de Ideia

Equipe do Caminhada Rumos no Teatro Napoleão Ewerton

O superintendente do Itaú Cultura, JADER ROSA, e SOFIA FAN, gerente de Artes Visuais e Acervos, esclareceram dúvidas sobre Edital e trocaram informações com a cena da cultura local.

Pedro Sobrinho / Jornalista

Atualizada em 24/08/2023 às 23h44

SÃO LUÍS foi mais uma das capitais brasileiras visitada pela equipe do Itaú Cultural, cuja a 20ª edição da iniciativa começou por São Paulo, A CAMINHADA RUMOS, do ITAÚ CULTURAL, aconteceu na noite desta quinta-feira (24/8), no Teatro Sesc Napoleão Ewerton, no Calhau.

Fazedores de cultura no encontro com equipe do Caminhada Rumos, do Itaú Cultural, no Teatro Sesc Napoleão Ewerton.  Foto: Divulgação
Fazedores de cultura no encontro com equipe do Caminhada Rumos, do Itaú Cultural, no Teatro Sesc Napoleão Ewerton.  Foto: Divulgação

A proposta da caminhada é apresentar o edital Rumos 2023-2024 para os artistas, pensadores, gestores da cidade e interessados no assunto, assim como esclarecer dúvidas sobre Edital e trocar informações sobre a cena cultural local.

Em São Luís, a conversa foi conduzida pela equipe formada pelo superintendente do Itaú Cultura, JADER ROSA, e SOFIA FAN, gerente de Artes Visuais e Acervos. O encontro na capital maranhense contou com aproximadamente 40 pessoas.

A mudança que o programa traz nesta edição, 2023-2024, selecionando apenas projetos de criação artística, foi uma dúvida frequente do público presente, que quis saber, por exemplo, como inscrever o projeto, já que o Rumos aceita também somente uma etapa de criação, não precisando ter necessariamente um produto final.

Se na inscrição se deve explicar o projeto inteiro ou só a etapa desejada. A resposta de JADER ROSA e SOFIA FAN foi de que é preciso contextualizar o que é o projeto completo e informar de fato a etapa que o proponente está pedindo o apoio.

- O Rumos é um edital aberto e que não há preferências por linguagens e formatos. Também, que o proponente pode inscrever apenas um projeto por CPF/CNPJ, e que não há cotas de projetos por estado e região - explicaram.

As inscrições para a edição Rumos Itaú Cultural 2023-2024 já estão abertas e devem ser efetuadas pelo site rumositaucultural.org.br, até as 23h59 de 22 de setembro – horário de Brasília.

Início

Criado há 26 anos, o Rumos é um dos maiores editais privados de financiamento de projetos culturais do país. Com o objetivo de fomentar a produção artística e intelectual brasileira, o edital busca contemplar propostas de diversas áreas de expressão e de pesquisa. Desde a sua primeira edição, a iniciativa recebeu mais de 75,6 mil inscrições, vindas de todos os estados do país e do exterior. Destas, 1,5 mil projetos nas cinco regiões brasileiras receberam o apoio da instituição.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.