Troca de Ideia

Betto Pereira homenageia Gonçalves Dias em exposição

Como parte da programação do bicentenário do poeta maranhense, será aberta na próxima terça-feira (18/7), às 19h, no Convento das Mercês, a exposição Dias de Gonçalves e Poesia.

Pedro Sobrinho / Jornalista

Atualizada em 12/07/2023 às 08h51
Betto Pereira no Plugado, na Mirante FM. Foto: Divulgação
Betto Pereira no Plugado, na Mirante FM. Foto: Divulgação (Divulgação)

Depois de uma temporada junina com sucesso pelos arraiais do MARANHÃO, o cantor e compositor maranhense BETTO PEREIRA, residente no RIO DE JANEIRO, abre na próxima terça-feira (18/7), às 19h, no Convento das Mercês, a exposição Dias de Gonçalves e Poesia, que versa sobre os marcos da trajetória de vida do poeta, advogado, jornalista, etnógrafo e teatrólogo expoente do romantismo brasileiro, como parte das comemorações aos 200 anos do poeta maranhense Gonçalves Dias

A exposição, realizada por meio da Fundação da Memória Republicana Brasileira (FMRB), reúne obras inéditas do artista plástico BETTO PEREIRA. Em entrevista ao jornalista PEDRO SOBRINHO, no quadro TROCA DE IDEIA, no PLUGADO, na MIRANTE FM, BETTO disse que reunirá onze telas de 130X130cm e uma de acessibilidade para pessoas com deficiência visual, com alto relevo acompanhado de audiodescrição.

- Cada obra será acompanhada, ainda, de um QR Code que direciona para uma música composta exclusivamente para aquela tela, com letra de Josias Sobrinho e melodia minha. A iniciativa inovadora também oferece a experiência com óculos de realidade virtual, promovendo aos visitantes um passeio virtual em um dos cenários da tela que compõem a exposição, promovendo maior interação e imersão à vida e obra do poeta - conta.

Para criar as telas, BETTO PEREIRA realizou, junto ao curador CARLOS DIMURO e à produtora ROSE CARVALHO, um minucioso trabalho de pesquisa. As telas, pinceladas sob a técnica acrílica sobre tela, são resultados de quatro meses de intensa produção criativa que envolve o abstrato e o figurativo.

- Assim que recebi o convite do presidente da Fundação, Kécio Rabelo, fui logo pensando nesse processo de criação, selecionamos poemas, fatos marcantes, histórias de amor, personagens emblemáticos dos seus livros, suas lutas. Todo esse material serviu de base para a construção dos cenários das telas - afirmou o artista.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.