Mantendo a Tradição

Jandir Gonçalves: porta-voz da Cultura Popular do Maranhão

Todo o trabalho de pesquisa e registros sobre as nossas manifestações culturais do artista plástico Jandir Gonçalves, ludovicense, nascido em 24 de maio de 1959, está na página dele na internet.

Pedro Sobrinho / Jornalista

Atualizada em 19/06/2023 às 08h29
Jandir Gonçalves: artista plástico e pesquisador cultural. Foto: Divulgação
Jandir Gonçalves: artista plástico e pesquisador cultural. Foto: Divulgação (Divulgação)

O quadro JUNE, criado no PLUGADO, na MIRANTE FM, surge para celebrar o SÃO JOÃO DO MARANHÃO com entrevistas que fogem do convencional, feitas com pessoas que fazem o diferencial quando o assunto é CULTURA POPULAR DO MARANHÃO. Entre muitos nomes destaque para JANDIR SILVA GONÇALVES, artista plástico e pesquisador, Chefe da Casa de Nhozinho “por cerca de quinze anos” e “um ano” como Superintendente da Cultura do Maranhão. 

JANDIR começou a trabalhar no CENTRO DE CULTURA POPULAR DOMINGOS VIEIRA FILHO, em 1988 e atua até os dias de hoje. É colaborador de pesquisas no campo da cultura maranhense, sendo membro da Comissão Maranhense de Folclore. Ele nasceu em São Luis, no dia 24 de maio de 1959 e “herdou” dos pais o gosto pela arte. Ainda criança mudou-se com a família para Caxias-MA, onde começou a ler sobre a História da Arte. Na adolescência fez curso de pinturas em tela, tendo como mestre o artista plástico Antônio Vieira.

Na década de 70, foi morar em Recife-PE, e na década de 80 mudou-se para Fortaleza-CE, locais onde passou a visitar museus e galerias de arte. Ainda na década de 80 voltou a fixar residência em São Luís, onde permanece. 

Paralelamente as experiências artísticas, JANDIR faz constantes viagens por todo o território maranhense. Enquanto pesquisador, realiza inúmeros mapeamentos de vilarejos, povoados e comunidades quilombolas, observando e registrando suas atividades culturais. Dessa forma, tornou-se um profundo conhecedor do Maranhão, detentor de um rico acervo audiovisual. Alguns desses registros estão expostos em seu Instagram (@jandir_gonçalves). A análise e reflexão de alguns desses registros e do percurso trilhado por ele nos faz perceber a importância de sua atuação enquanto artista e pesquisador da cultura maranhense, do nosso povo, nossa gente, sua garra, fazeres e saberes

Enfim, um artista de várias facetas e incansável em manter viva a essência das nossas manifestações culturais oriundas desta Diáspora Africana e espalhadas neste continente chamado MARANHÃO. Saiba mais sobre JANDIR no PODCAST PLUGADO/MIRANTE FM. 

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.