Troca de Ideia

Oficina de Harmonia na Cultura Popular no Reocupa

A oficina será realizada entre os dias 6 e 7 de junho, das 19h às 21h30, pelo músico Hugo César, integrante do Coletivo Afrôs

Pedro Sobrinho / Jornalista

Atualizada em 31/05/2023 às 13h19
Hugo César conversando com Pedro Sobrinho, no Plugado, na Mirante FM. Foto:  Divulgação
Hugo César conversando com Pedro Sobrinho, no Plugado, na Mirante FM. Foto: Divulgação (Divulgação)

Entre os dias 6 e 7 de junho, ocorre, no Re-o-cupa, na rua da Estrela, na Praia Grande, a OFICINA DE HARMONIA NA CULTURA POPULAR ministrada pelo músico maranhense HUGO CÉSAR, também integrante do COLETIVO AFRÔS. Ao participar do TROCA DE IDEIA, no PLUGADO, na MIRANTE FM, Ele disse que a oficina  traz para o debate e prática possíveis abordagens de arranjo quando trabalhamos com a musicalidade e elementos das manifestações populares brasileiras.

A oficina ocorrerá nos dias 06 e 07 de junho de 2023, no Re-o-cupa, que fica na Rua da Estrela, Centro, com horário de 19h as 21h30. O investimento para oficina é de R$100,00. E as inscrições podem ser feitas na bio do Instagram de Hugo César.

A oficina  traz para o debate e prática possíveis abordagens de arranjo quando trabalhamos com a musicalidade e elementos das manifestações populares brasileiras.

- O primeiro momento será de escuta de referências dentro do contexto da tradição: os brincantes, o terreiro, rito e festa. Essa vivência será mediada pelo recurso da percussão corporal e oralidade (mimese), diante da potência imediata e de acessibilidade desses recursos na aprendizagem de ideias musicais. É através do corpo em movimento e processo sinestésico nesta metodologia que os participantes irão perceber as sutilezas e riquezas da diversidade rítmica de nossos patrimônios culturais - explica. - Ainda no primeiro dia haverá audição de gravações de precursores da harmonização nos gêneros matriciais da música brasileira; a presença dos regionais nas gravações de Luiz Gonzaga, Jackson do Pandeiro, João do Vale entre outros registros fonográficos. Após essa análise sobre as primeiras formas mais tradicionais faremos o contraponto, através de exemplos, com novas perspectivas e abordagens desses elementos originários em outros contextos e possibilidades harmônicas da produção contemporânea. O encerramento desta primeira parte será de escuta de projetos artísticos que pesquisam e são influenciados diretamente pela tradição e saberes da cultura popular - complementa.


Já o segundo dia, segundo HUGO CÉSAR, terá o enfoque sobre a identidade musical maranhense a partir de seus expoentes nos sotaques de bumba-meu-boi, do tambor de crioula, cacuriá e divino.

- Vamos realizar o exercício prático de rearmonização de algumas melodias presentes em toadas representativas dessas manifestações. Para esta atividade prática é necessária como pré-requisito a vivência com instrumento e um conhecimento básico de fundamentos da música. Para o encerramento e culminância deste segundo dia o artista Hugo César propõe um pocket show em duo com o percussionista Ricardo Sandoval com repertório que demonstre a aplicação dos conteúdos abordados durantes os dois dias da oficina - pontua.

Horário e taxa de inscrição

A oficina será realizada entre 19h as 21h30 e custa R$100,00. As inscrições podem ser feitas na bio do Instagram de Hugo César.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.