Troca de Ideia

Lançado documentário Tribo de Jah na Rota das Emoções

O lançamento aconteceu no último dia 25 maio. Segundo Fauzy, um total de três episódios passam por Icatu, Barreirinhas e Tutóia, cidades do Maranhão em que se inicia a famosa “Rota das Emoções”.

Pedro Sobrinho / Jornalista

Atualizada em 30/05/2023 às 11h00
Fuzy Beydoun, da Tribo de Jah, no programa falando de doc. sobre a band a Rota das Emoções. Foto: Divulgação
Fuzy Beydoun, da Tribo de Jah, no programa falando de doc. sobre a band a Rota das Emoções. Foto: Divulgação (Divulgação)

Lançado na última quinta-feira (25/5), o documentário “TRIBO DE JAH na ROTA DAS EMOÇÕES. Em entrevista ao jornalista PEDRO SOBRINHO, no PLUGADO, na MIRANTE FM, FAUZY BEYDOUN, líder e vocalista da banda, falou sobre o documentário feito para festejar os 38 anos da Tribo e da temporada de shows da banda pelo Brasil e fora do país.

Segundo Fauzy, um total de três episódios passam por Icatu, Barreirinhas e Tutóia, cidades do Maranhão em que se inicia a famosa “Rota das Emoções”.

- Durante o percurso, são apresentados pontos turísticos, resgates históricos e muito reggae. Curiosidades sobre a fauna e a flora, esportes e gastronomia da região completam o roteiro que intercala informação, shows e até um luau da Tribo de Jah no decorrer do documentário - explica.

Conforme Fauzi Beydoun, a Tribo de Jah encontrou na Lei de Incentivo uma oportunidade para fazer um trabalho contundente. O projeto torna real a possibilidade de divulgar, de uma forma descontraída, todo conteúdo e apelo turístico das belezas naturais do Maranhão pelo Brasil e no exterior.

- Toda a carreira da Tribo é um trabalho de divulgação do Maranhão, do reggae e das belezas maranhenses. Então, a gente sabe que a Tribo tem uma importância nesse sentido de levar o Maranhão além das fronteiras do país. E no caso do documentário, a gente encontrou uma ferramenta para fazer isso de uma maneira mais enfática e direcionada, retratando um patrimônio ecológico fantástico. É algo muito impactante pra quem não conhece, são belezas naturais paradisíacas - destaca.

Entre os pontos turísticos, considerados patrimônio ecológico da região, estão Praia de Santa Maria de Guaxenduba, Lagoa Boca da Mata, Rio Preguiças, Atins (também conhecida como a Nova Jericoacoara), Povoado da Queimada,  Praia do Arpoador, Praia dos Namorados, Lagoa da Taboa, Lagoa Jacaré, Lagoa da Areia, Lagoinha e Igreja de Nossa Senhora da Conceição. E para resgatar a história no decorrer do caminho, personalidades maranhenses contam detalhes sobre acontecimentos como a Batalha de Guaxenduba e o Naufrágio de Gonçalves Dias.

Destaque para a apresentação da Reserva Queimada dos Britos. Pela primeira vez, os responsáveis pelo espaço autorizaram a entrada no local para gravações. Sendo assim, o “Tribo de Jah na Rota das Emoções” traz imagens exclusivas para o público.

Entrevistas e participações

O “Tribo de Jah na Rota das Emoções” é apresentado por Fauzi Beydoun. O vocalista e idealizador da banda ainda media entrevistas com José Almeida, presidente da Academia de Letras de Icatu; Paulo Matos, secretário do turismo do Maranhão, entre outros.

Com direção de Johny Kevin e produção executiva de Juliana Beydoun, o documentário ainda conta com a participação de todos os integrantes da Tribo de Jah. Pedro Beydoun, Aquiles Rabelo, Netto Enes, João Rodrigues e Luan Richard, além de João Victor Beydoun, que desde 2022, começou a participar de alguns projetos e shows da banda. Quem também aparece no filme é Fauzi Filho, o caçula de Fauzi, que muito em breve promete aparecer em um dos lançamentos musicais da Tribo, previsto ainda para este ano.

Exibição é pelo YouTube da banda e pelos canais Travel Box Brazil e Music Box Brazil. Além disso, o documentário também é exibido pelos canais Travel Box Brazi (canais 557 NET/Claro, 483 SKY, 79 Vivo, 604 Vivo Fibra e 149 Oi TV) e Music Box Brazil (canais 623 ou 123 NET/Claro, 145 Oi TV e 637 Vivo TV), a partir de junho.

Curiosidade além dos bastidores

Além de gravar um documentário que reforça as belezas e história do Maranhão, a Tribo de Jah ainda fez parte de outro projeto recente que evidenciou a Jamaica Brasileira. A canção “Quando o São João Chegar” esteve na trilha sonora de Travessia.

A novela tem como pano de fundo a capital maranhense, São Luís, e a música da Tribo embalou momentos dos personagens Ari e Brisa. Inclusive, viralizando o reggae roots nas redes sociais, o que impactou diretamente nas plataformas de streaming e, consequentemente, na agenda de shows da banda.

Shows da Tribo de Jah

O documentário “Tribo de Jah na Rota das Emoções” reúne imagens de três shows incríveis que dão o tom do que a banda promete continuar levando para suas apresentações Brasil afora. A agenda da Tribo de Jah segue intensa durante os próximos meses com apresentações de norte ao sul do país  

Agenda

3/6 Regência-ES

22/7 Balsas-MA

29/7 Taíba-CE

Sobre a Tribo de Jah

Formada por Fauzi Beydoun, Pedro Beydoun, João Victor Beydoun, Aquiles Rabelo, Netto Enes, João Rodrigues e Luan Richard, a Tribo de Jah é conhecida como a precursora do reggae no Brasil. Com 17 álbuns inéditos lançados e mais de dois milhões de cópias físicas vendidas, a banda, que tem 37 anos de carreira, ainda registra mais de 13 milhões de visualizações no YouTube.

Conhecida por hits como “Uma Onda que Passou”, “Regueiros Guerreiros” e “Morena Raiz”, a Tribo de Jah iniciou os trabalhos no Centro para Cegos em São Luís-MA, e também chama muita atenção por contar com instrumentistas com cegueira parcial e total.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.