Troca de Ideia

Professores, alunos e comunidade se reúnem em nome da Arte

A primeira edição do Recortes, um compartilhamento de criação de cenas artístico-científicas com a comunidade da capital maranhense.

Pedro Sobrinho / Jornalista

Atualizada em 03/05/2023 às 23h55
Fotos da Performance "Lixo Hospitalar", da disciplina Cena e Performance, ministrada pela Profa. Dra. Michelle Cabral, curso de Mestrado do Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas (PPGAC-UFMA).
Fotos da Performance "Lixo Hospitalar", da disciplina Cena e Performance, ministrada pela Profa. Dra. Michelle Cabral, curso de Mestrado do Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas (PPGAC-UFMA). (Divulgação)

Nesta quinta-feira (4) e sexta-feira (5), ocorre em São Luís, a primeira edição do Recortes, um compartilhamento de criação de cenas artístico-científicas com a comunidade da capital maranhense. Evento que reunirão acadêmicos e professores do curso de Graduação em Teatro, do Programa de Pós-Graduação em Artes da Cênicas da Universidade Federal do Maranhão-UFMA e pesquisadores do Instituto Federal do Maranhão-IFMA, para o compartilhamento de experiências em projetos de pesquisas que envolvam a criação como metodologia para cenas performáticas, com a comunidade em geral.

Com uma programação extensa e gratuita, a UFMA realizará um grande encontro acadêmico-científico quanto artístico. Em que artistas, pesquisadores e estudantes que tenham a pesquisa-criação como metodologia, sendo um meio para desenvolver uma reflexão e entender mais sobre as Artes Cênicas, podendo refletir e compreender, como elas dão respostas no ambiente acadêmico como no âmbito científico.

Em dois dias, o público poderá participar de palestras, workshops e apresentações artísticas. Pelo dia, acontecerão no Teatro de Bolso e na Sala de Jogos, no Centro de Ciências Humanas (CCH), na UFMA. Pela noite, as apresentações serão no Teatro Cazumbá, na Rua Portugal, na Praia Grande (Reviver), Centro Histórico, São Luís-MA.

No primeiro dia, a partir das 09h, a abertura será com a palestra-performance "Pesquisas, Trânsito e Passagens de um Corpo na Rua", com o Prof. Me. Leônidas Portella, seguindo com apresentações comentadas e workshops, até às 18h. À noite, a partir das 19h, no Teatro Cazumbá, acontecerá uma mostra de trechos do espetáculo "Cazumbeira" e bate-papo com o diretor e coreógrafo, Américo Azevedo, sob mediação da Prof. Dra. Tânia Ribeiro (UFMA). 

Já no segundo dia, a partir das 10h, iniciará com a palestra "Ponta de Flecha", com o Prof. Me. Vinícius Viana. Dando continuidade a diversas palestras e workshops, até às 18h30. À noite, a partir das 19h30, no Teatro Cazumbá, serão apresentadas as cenas criadas, a partir dos estudos da disciplina “Cena e Performance”, ministrada pela Prof. Dra. Michelle Cabral, dos alunos do Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas da UFMA. 

A idealizadora, pesquisadora e coordenadora do 1° Recortes, Prof. Dra. Michelle Cabral, aborda sobre a importância que esta arte vivenciada na universidade, possa também ser disseminada, cada vez mais, para a comunidade, em outros lugares na cidade, com toda sua diversidade estética e política.

"Neste 1° Recortes, a programação trás estudantes com suas pesquisas, tanto como da Graduação em Teatro, quanto da Pós-Graduação em Artes Cênicas, professores e pesquisadores da UFMA e do IFMA. Nós estamos com uma programação diversa, congregando também artistas e performes de nossa cidade. O objetivo é tirar a Universidade dos muros, de seus Centros, de seus Campus e laboratórios de pesquisa, trazendo à comunidade, para que assistam cenas de grupos e artistas locais, tudo gratuito e acessível à população de São Luís. Será uma grande festa, tanto artística como científica", declarou a Prof. Dra. e coordenadora do evento, Michelle Cabral.

Este evento é uma realização da UFMA, através do Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas, do grupo Cena Corpo, com apoio do Instituto de Artes Cazumbá e da Miramundo Produções Culturais.

A programação completa poderá ser acessada através do link https://bit.ly/Programa-Recortes


SERVIÇO: 

O QUÊ: 1° Recortes-UFMA. Compartilhamento de Pesquisas-Criação em Cenas Performativas com a comunidade de São Luís. 

QUANDO: Dias 04 e 05 de maio de 2023 (quinta e sexta-feira).

ONDE: 
- Das 09h às 18h, no Centro de Ciências Humanas (CCH), na Universidade Federal do Maranhão (UFMA). Av. dos Portugueses, 1966. Bacanga, São Luís-MA; - A partir das 19h, no Teatro Cazumbá. Rua Portugal, S/N. Praia Grande (Reviver). Centro Histórico, São Luís-MA. 

PÚBLICO ALVO: Artistas, professores,  arte-educadores, alunos de graduação e pós-graduação, amantes da arte e público em geral. 

EVENTO GRATUITO. 

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.