Troca de Ideia

Lançada a 2ª etapa do projeto Ilha em Edição

Ao todo, 120 jovens, entre 16 e 30 anos, integrantes dos grupos de bumba-boi parceiros do projeto, Boi de Maracanã; Boi da Floresta; Boi de Leonardo e Boi da Fé em Deus e moradores do Território Maracanã e do Quilombo Urbano Liberdade no projeto

Pedro Sobrinho / Jornalista

Atualizada em 06/04/2023 às 13h12
Regina Cabral e Jhonatan Oliveira na Mirante FM. Foto; Giselle Bossard
Regina Cabral e Jhonatan Oliveira na Mirante FM. Foto; Giselle Bossard (GIselle Bossard)

Foi lançada no último dia 1º de abril, no Teatro da Cidade, a 2ª ETAPA DO ILHA EM EDIÇÃO, projeto de educação audiovisual de jovens, realizado pelo Instituto Formação, e que desta vez une Bumba meu Boi e cinema. No quadro TROCA DE IDEIA, no PLUGADO, na MIRANTE FM, REGINA CABRAL, presidente do INSTITUTO FORMAÇÃO, e JHONATAN OLIVEIRA, brincante e coordenador de MARKETING do BOI DE MARACANÃ, além de neto do mestre HUMBERTO DE MARACANÃ, falaram do projeto.

Segundo REGINA CABRAL, a cerimônia de lançamento contou com a presença dos jovens participantes, suas famílias, Mestres e Mestras dos quatro grupos de Bumba-boi parceiros do projeto e convidados. Com o mote: “Quer aprender a fazer filmes? Cola com a gente!”, a iniciativa propõe a formação de jovens em dez áreas de atuação do audiovisual, oferecendo os cursos de: Roteiro; Produção; Direção; Direção de Arte; Direção de Fotografia; Cinema de Animação; Interpretação e Preparação de Atores para Cinema; Documentário Musical; Som Direto no Audiovisual e Edição.

- O audiovisual tem a magia e o poder de disseminar cultura, costumes, ideias, conhecimento, lazer. Pode redesenhar ou fortalecer a história no presente. É com esse pensamento e a determinação de que os jovens maranhenses podem ser cenógrafos, roteiristas, diretores de grandes produções, iluminadores e o que quiserem e sonharem ser, que desde 2003 o Instituto Formação fomenta o audiovisual no Maranhão. O início foi na Baixada Maranhense. Foram muitos jovens que participaram dos programas de formação e de produção de curtas e documentários. Depois São Luís foi outro palco desses projetos. Temos com o Ilha em Edição II a expectativa de que muitos jovens se engajem nesse circuito tão importante para disseminar a rica cultura presente no Quilombo Urbano da Liberdade e no Maracanã - destaca REGINA CABRAL.

Ao todo, 120 jovens, entre 16 e 30 anos, integrantes dos grupos de bumba-boi parceiros do projeto, Boi de Maracanã; Boi da Floresta; Boi de Leonardo e Boi da Fé em Deus e moradores do Território Maracanã e do Quilombo Urbano Liberdade (Liberdade, Fé em Deus, Camboa, Sítio do Meio e Diamante) participam da iniciativa. Eles irão produzir quatro filmes: dois curtas-metragens de ficção, um curta-metragem documentário musical e um Curta-metragem de animação. Para JHONATAN, é uma experiência ímpar na vida dele e da juventude do bairro do Maracanã, localizado na zona rural de São Luís.

Início

A primeira edição do projeto aconteceu em 2016 e teve como público estudantes de quatro escolas públicas do Centro da capital maranhense que produziram curtas de ficção e documentário sobre juventude, direitos humanos e a relação dos jovens com a cidade onde moram. Nesta edição foi pensado um novo recorte:  trabalhar com a juventude da comunidade boieira de São Luís, e especificamente, com dois potentes Territórios, um urbano e outro rural. 

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.