Troca de Ideia

Josias Sobrinho lança projeto Canção em Canção

O lançamento do projeto eo cantor e compositor maranhense ocorre neste domingo (2/4), durante Pocket Show.

Pedro Sobrinho / Jornalista

Atualizada em 31/03/2023 às 11h06
Josias Sobrinho no Plugado, na Mirante FM. Foto: Divulgação
Josias Sobrinho no Plugado, na Mirante FM. Foto: Divulgação (Divulgação)

Neste domingo (2/4), às 21h, o Talkin´Blues (R. Auxiliar II, quadra 9 - n.16 - Cohajap) ocorre o "Pocket Show" que marca o lançamento do projeto “Canção em Canção”, Volume 1, do cantor e compositor maranhense JOSIAS SOBRINHO.

Ao participar do quadro TROCA DE IDEIA, no PLUGADO, na MIRANTE FM, nesta quinta-feira (30/3), o músico declarou que o projeto terá, ao todo, dez discos a serem lançados, durante o ano, totalizando 100 músicas; todas ainda inéditas do autor, capítulo fundamental na história da Música Popular do Maranhão e do Brasil.

A iniciativa marca os 50 anos de carreira e 70 anos de idade de Josias Sobrinho. “Canção em Canção” é uma realização da Associação Cultural da Música Maranhão, via Lei de Incentivo à Cultura, Governo do Estado do Maranhão, e patrocínio da Potiguar. Todo material será disponibilizado nas plataformas de streaming, na rádio Josias Sobrinho MPM Web Rádio (mpmwebradio.com) e no canal YouTube Josias Sobrinho_Oficial.

Onde tudo começou

Destaque também para o álbum virtual “Vida Bagaço, Um Tributo ao Rabo de Vaca” que estará disponível nas principais plataformas digitais, reunindo a trilha musical do antológico grupo Rabo de Vaca (1977 - 1982), do qual Josias Sobrinho participou junto a outros jovens maranhenses, na época, iniciando carreira musical.

Noves Fora (parceria com João Madson), Vida Bagaço, Boi de Pireli, Naszora, O Dia da Caça, O Sonho, Vida Bagaço, Doutor Pai Francisco, Estrupício e Lancha Nova (parceria com Lourival Tavares) são alguns exemplos do cancioneiro popular que estão reunidos nesta obra.

O disco tem produção de Rui Mário ( com arranjos, sanfona e piano), Tiago Fernandes (violão sete cordas), Marquinhos Carcará (percussão), Dedé de Valença (baixo), Israel Dantas (violão nylon e viola), João Neto (flauta), Tião Lima (percussão), Vinícius Lima (percussão) e Roberto Chinês (cavaquinho em “Que Sonho”).

No 'POCKET SHOW' Josias Sobrinho (voz e violão) estará acompanhado por Sued Richarlys (guitarra), Lucas Sobrinho (baixo), João Neto (flauta) e Ricardo Sandoval (bateria) vai cantar músicas inéditas e grandes clássicos de sua carreira.

- A intenção é celebrar, junto aos amigos, fãs e admiradores, esse momento oportuno de minha trajetória artística - diz.

Perfil

Considerado um dos mais importantes compositores de sua geração, Josias Sobrinho tem uma obra bastante representativa do período que compreende os anos setenta do século XX até a atualidade.

Josias se posiciona como um artista, verdadeiramente, identificado com a Cultura Popular Maranhense, visto que seu trabalho é essencialmente focado na diversidade de gêneros e estilos desenvolvidos às raízes locais. Contudo seu universo vai além das fronteiras geográficas de uma vez que sua música tem reconhecimento nacional e sua obra alcança universos criativos mais amplos.

Em 1978, Josias Sobrinho foi um dos compositores gravados por Papete no antológico “Bandeira de Aço”, produzido por Marcus Pereira, com as imprescindíveis: “De Cajari Pra Capital”, “Engenho de Flores”, “Dente de Ouro” e “Catirina”. Outras vozes também beberam na fonte musical de Josias nomes como o de Diana Pequeno, Ceumar, Leci Brandão, Rita Benneditto, Betto Pereira, Vinaa, Fátima Passarinho, Flávia Bittencourt, PutaBend, Zeca Baleiro, Xuxa, etc e tal.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.