Saúde do Cérebro

Deixa Eu Te Contar #83 - A Fantástica Fábrica De Memórias

Semana Mundial do Cérebro: Oficinas de memória em todo o Brasil estão sendo realizadas

Karen Prazeres

Deixa Eu Te Contar com Jana Fontenele e Helô Batalha
Deixa Eu Te Contar com Jana Fontenele e Helô Batalha (Mirante)

A Semana Mundial do Cérebro 2023 acontece de 13 a 17 de março em todo o Brasil e irá mobilizar mais de 300 escolas com atividades gratuitas e abertas a população. Neste ano o evento terá como tema: ”Os caminhos da memória – quantas pessoas você é?”. 

A Semana Mundial do Cérebro chama a atenção para a importância dos cuidados com o órgão mais importante do corpo humano: o cérebro.

 

Semana Mundial do Cérebro 2023: Os caminhos da memória – quantas pessoas você é? 

Uma memória nada mais é do que a experiência – boa ou ruim – criada a partir de algo que se viveu. Somos influenciados por outros seres humanos. Aquilo que sentimos em função do nosso entorno causa modificações no nosso comportamento. Ou seja, dependendo de onde estou e como me sinto, represento uma face específica do meu conjunto de comportamentos possíveis. Tudo isso porque temos um grande diferencial entre os animais - o lobo frontal - que demora bastante para ficar pronto e é moldado de acordo com as vivências. 

 

Uma pessoa – vários personagens 

Para viver em sociedade criamos diferentes pessoas para nos adaptar as mais diferentes realidades; em casa, no trabalho, em um encontro ou apresentando um projeto: quatro pessoas em uma mesma coexistindo e se manifestando em diferentes momentos. 

A neurocientista do SUPERA, Livia Ciacci, explica que o ambiente determina mudanças fisiológicas nas funções das células, e cada acontecimento produz resultados diferentes num indivíduo e no outro. 

“É quando dizemos que viver uma experiência nos deixou mais fortes. A mesma experiência pode ter um efeito completamente oposto em outra pessoa. Quantas pessoas em uma mesma pessoa os neurônios são capazes de gerar? Quais experiências deixaram efeitos marcantes? Quais memórias contam as belezas de quem é você? Já pensou sobre isso?”, provocou a especialista, que completou “Somos o resultado único de uma combinação irrepetível de genética, neurônios e experiências de vida! Viva a diversidade! Vivam as memórias”.

 

Acesse aqui, a entrevista completa!

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.