Juíza Elaile Carvalho fala da importância do Comitê de Diversidade do TJMA
Em conversa com jornalista Pedro Sobrinho, intercalada com um repertório de músicas brasileiras, a magistrada ressaltou que o comitê possui um pouco mais de dois anos e já realizou diversos atos em promoção de seus eixos de atuação.
Com a missão de assegurar o respeito aos direitos fundamentais aos diversos grupos da sociedade, o Comitê de Diversidade do Tribunal de Justiça do Maranhão (TJMA) desenvolveu, em 2022, diversas políticas de combate ao preconceito, violência e discriminação – como racismo, sexismo, lgbtfobia, etarismo, capacitismo e gordofobia – para a garantia do acesso à justiça. E quem passou pelo TROCA DE IDEIA, no PLUGADO, na MIRANTE FM, foi a juíza ELAILE SILVA CARVALHO, coordenadora adjunta do comitê. Ela ressaltou que o Comitê de Diversidade do TJMA possui um pouco mais de dois anos e já realizou diversos atos em promoção de seus eixos de atuação.
- No ano de 2022, o Comitê fez itinerâncias pelas comarcas do interior do Estado conversando com servidores(as), juízes(as) e com a sociedade; realizou um seminário sobre racismo com participantes locais e de outros Estados; promoveu palestras; participou de vários eventos institucionais e da sociedade civil; realizou a 1ª audiência pública dos povos indígenas do Maranhão, bem como mutirão judicial e de documentação na Comunidade Indígena São José de Krikati, na Comarca de Montes Altos; promoveu o 1º Casamento Comunitário da População LGBTQIA+ do Estado do Maranhão, dentre outras ações - disse a magistrada.
Para 2023 “esperamos mais ações do Comitê para a efetivação de Direitos Humanos, pois a luta pela efetivação desses direitos é contínua”, finalizou a coordenadora adjunta.
Saiba mais curtindo o Podcast/Plugado, Mirante FM
Saiba Mais
- Semana Estadual de Conciliação ocorrerá entre os dias 20 e 24 de junho
- Injúria em mensagens privadas na internet pode ser julgada na cidade da vítima
- Juiz que recusou férias extras abdica de gratificação por excesso de processos
- Passaporte vacinal passa a ser exigido para entrada no Fórum de São Luís
- Comprovante de vacinação será exigido para entrada em unidades do Poder Judiciário do Maranhão
Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram e TikTok e curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.