Troca de Ideia

Juíza Elaile Carvalho fala da importância do Comitê de Diversidade do TJMA

Em conversa com jornalista Pedro Sobrinho, intercalada com um repertório de músicas brasileiras, a magistrada ressaltou que o comitê possui um pouco mais de dois anos e já realizou diversos atos em promoção de seus eixos de atuação.

Pedro Sobrinho / Jornalista

Atualizada em 09/03/2023 às 11h08
Juíza Elaile Silva Carvalho no Plugado, na Mirante FM. Foto: Divulgação
Juíza Elaile Silva Carvalho no Plugado, na Mirante FM. Foto: Divulgação (Divulgação)

Com a missão de assegurar o respeito aos direitos fundamentais aos diversos grupos da sociedade, o Comitê de Diversidade do Tribunal de Justiça do Maranhão (TJMA) desenvolveu, em 2022, diversas políticas de combate ao preconceito, violência e discriminação – como racismo, sexismo, lgbtfobia, etarismo, capacitismo e gordofobia – para a garantia do acesso à justiça. E quem passou pelo TROCA DE IDEIA, no PLUGADO, na MIRANTE FM, foi a juíza ELAILE SILVA CARVALHO, coordenadora adjunta do comitê. Ela ressaltou que o Comitê de Diversidade do TJMA possui um pouco mais de dois anos e já realizou diversos atos em promoção de seus eixos de atuação.

- No ano de 2022, o Comitê fez itinerâncias pelas comarcas do interior do Estado conversando com servidores(as), juízes(as) e com a sociedade; realizou um seminário sobre racismo com participantes locais e de outros Estados; promoveu palestras; participou de vários eventos institucionais e da sociedade civil; realizou a 1ª audiência pública dos povos indígenas do Maranhão, bem como mutirão judicial e de documentação na Comunidade Indígena São José de Krikati, na Comarca de Montes Altos; promoveu o 1º Casamento Comunitário da População LGBTQIA+ do Estado do Maranhão, dentre outras ações - disse a magistrada.

Para 2023 “esperamos mais ações do Comitê para a efetivação de Direitos Humanos, pois a luta pela efetivação desses direitos é contínua”, finalizou a coordenadora adjunta.

Saiba mais curtindo o Podcast/Plugado, Mirante FM

 

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.