Troca de Ideia

Cláudia Marreiros apresenta documentário Vôs do Munim, no CCVM, nesta 4ª

VÔS DO MUNIM será apresentado na abertura da MOSTRA OCUPA CCVM, nesta quarta-feira (1), às 19h, com entrada gratuita.

Pedro Sobrinho / Jornalista

Atualizada em 09/03/2023 às 11h06
Cláudia Marreiros no Plugado, na Mirante FM. Foto: Divulgação
Cláudia Marreiros no Plugado, na Mirante FM. Foto: Divulgação (Divulgação)

De 1º a 4 de março, ou seja, de quarta até sábado, o CENTRO CULTURAL VALE MARANHÃO apresentará a MOSTRA OCUPA CCVM. Serão exibidos onze filmes aprovados no Edital CCVM Audiovisual, realizado em 2022. Entre eles, está o documentário VÔS DO MUNIM, dirigido pela cineasta CLÁUDIA MARREIROS.

Ao participar do TROCA DE IDEIA, na última sexta-feira (24/2), CLÁUDIA diz que filme fala sobre identidade e memória.

- O documentário provoca um debate sobre a relevância da oralidade no processo de identidade e memória, partindo do ponto de vista de uma neta que não conheceu seus avós e segue em busca de suas referências identitárias. Neste trajeto, ao deparar-se com avós contemporâneos aos seus, encontra na musicalidade a conexão com a miscigenação que deu origem ao que hoje conhecemos como região do Munim, no interior do Maranhão - explica.

VÔS DO MUNIM será apresentado na abertura da MOSTRA OCUPA CCVM, nesta quarta-feira (1º/3), às 19h, com entrada gratuita.

Perfil

CLÁUDIA MARREIROS é artista visual e atua nas áreas de fotografia, audiovisual, direção, edição, produção cultural e arte-educação. Atua no mercado criativo desde 2011 nas  diversas linguagens. Alguns deles são a Realização da exposição individual Paisagens Culturais do Cajueiro (2015), no Museu de Artes Visuais do Maranhão pelo Instituto Brasileiro de Museus. Atuou como arte-educadora nos projetos Entre as Malhas do Campo Belo e Cultura Viva (Campinas/SP) com as oficinas Cinema comunitário e Identidade e Memória (2019). 

É diretora criativa do Café Cuxá Produções que realizou diversos eventos socio-culturais e atualmente, possui registros na exposição "Parábolas do Progresso", do artista Rafael RG no Sesc Pompéia até abril de 2023 , circulou recentemente pelo ART RIO e Jaca com oficina de animação e integrará a exposição fotográfica coletiva em homenagem ao Mês da Mulher no Palacete Gentil Braga.

 

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.