Troca de Ideia

Começa nesta quinta-feira o 1º Crioula Festival em São Luís

A abertura será nesta quinta-feira, com cortejo de Tambor de Crioula, saindo da Casa das Minas, em direção à Casa Barrica, local do evento durante três dias.

Pedro Sobrinho / Jornalista

Atualizada em 08/02/2023 às 23h37

São Luís será palco do CRIOULA FESTIVAL, a partir desta quinta-feira (9) até sábado (11), tendo como cenário a CASA BARRICA, localizada no bairro MADRE DEUS, reduto da boêmia e berço cultural ludovicense. No programa DEIXA EU TE CONTAR, das 14h às 17h, JANA FONTENELE conversa, até sexta-feira (8/2), com os artistas maranhenses envolvidos com o evento.

Betto Pereira, uma das atrações do Crioula Festival, conversando com Jana Fontenele e Evandro Costa, no programa Deixa Eu Te Contar, na Mirante FM. Foto: Divulgação
Betto Pereira, uma das atrações do Crioula Festival, conversando com Jana Fontenele e Evandro Costa, no programa Deixa Eu Te Contar, na Mirante FM. Foto: Divulgação

O CRIOULA FESTIVAL é o primeiro festival folclórico musical que vai reunir Mestres, Mestras e brincantes do Tambor de Crioula, essa genuína expressão cultural, reconhecida pelo IPHAN como PATRIMÔNIO IMATERIAL BRASILEIRO em 2007, com a presença de artistas maranhenses, entre eles, CÉSAR NASCIMENTO, BETTO PEREIRA, RITA BENNEDITTO, CARLOS PIAL, BICHO TERRA. E a programação totalmente gratuita. É uma realização da Interart Produção Criativa, Ministério da Cultura/Governo Federal, com patrocínio do Instituto Cultural Vale, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura. E apoio do Grupo Mirante, Ibis Hotel São Luís e Espaço Viva (Nan Sousa).

Tambor de Crioula é sinônimo de resistência e atemporalidade. Foto: Divulgação
Tambor de Crioula é sinônimo de resistência e atemporalidade. Foto: Divulgação

As atividades da programação do Crioula Festival foram iniciadas na última terça-feira, (7/2),  com a realização de oficinas de percussão, canto e dança, pela manhã e tarde, ofertadas para mais de duzentas crianças na Escolinha Menino Jesus, anexo da U. E. Henrique de La Roque, no bairro da Vila Embratel. As oficinas foram ministradas por César Nascimento, Carlos Pial, Nadir Olga Cruz e Carla Coreira.

O couro vai comê

Nesta quinta-feira, (9), logo após o cortejo, com concentração na Casa das Minas, e saída às 18h, haverá uma grande roda de tambor de crioula na Casa Barrica - Madre Deus, às 19h30, com a participação de vários grupos, seguida da apresentação da Banda Crioula Festival, com direção e arranjos do Maestro Zé Américo Bastos. A banda é formada por Oliveira Neto (bateria), Carlos Raqueth (baixo), Edinho Bastos (guitarra), Jesiel Bives (teclado), Carlos Pial e Marquinhos Carcará (percussão), Ricardo Mendes (flauta/soprano), Daniel Cavalcante (trompete), Daniel Miranda (trombone), Andréa Frazão, Mariana Rosa e Antonio Paiva (vocais). Haverá participação especial de Anastácia Lia e Carlos Pial. E shows com Betto Pereira e Bicho Terra.

Na sexta-feira, 10, a programação começa às 19h30, na Casa Barrica - Madre Deus, com roda de tambor de crioula, show Rufar dos Tambores de Luiz Cláudio Farias e banda Parôpraquentá, Banda Crioula Festival e César Nascimento.

No sábado, 10, às 19h30, a roda de grupos de Tambor de Crioula dará prosseguimento a programação na Casa Barrica. No palco, show com Quarteto Crivador, Banda Crioula Festival e Rita Benneditto fazendo um grande encerramento para o Crioula Festival.

Os organizadores da iniciativa são o maestro Zé Américo Bastos, idealizador do projeto, que faz a direção musical da banda, e o cantor e produtor cultural Emanuel Jesus, que assina a direção artística. A direção folclórica é de Paulinho Dimaré.

- O Crioula Festival, para mim, é o momento em que a raiz da Cultura do Tambor de Crioula se junta com a Música Popular. É o momento em que, nós, que fazemos música popular, prestamos conta para os Mestres do Tambor do que eles nos ensinaram, ao mesmo tempo, sugerindo que numa integração grande com esse ritmo poderoso e essencial para todos nós, que essa música pode ser mais ainda. Além do que eles nos ensinaram, a gente começa a ousar um pouco usando o que a gente aprendeu com esses Mestres. Essa é a essência desse Festival. Essa confraternização da raiz dos Mestres de Tambor de Crioula com os fazedores de Música Popular. E viva o Tambor de Crioula do Maranhão! - pontua o Maestro Zé Américo.

Emanuel Jesus ressalta que “essa será a festa do Tambor de Crioula do Maranhão.

-  Esse festival foi pensado de forma estratégica, onde juntamos o segmento musical com o Tambor de Crioula, duas fortes expressões artísticas e culturais que temos em nosso Estado. E de forma inédita, vamos apresentar esse espetáculo para o público. Temos um potencial cultural gigantesco que o Brasil e o mundo precisam conhecer! Essa é uma iniciativa que tem a intenção de contribuir para a difusão dessa manifestação cultural poderosa, e ao mesmo tempo fomentar a cadeia produtiva da cultura - assegura.

PROGRAMAÇÃO CRIOULA FESTIVAL

DIA 9 FEV (Quinta-feira)

18h – Concentração Cortejo de Abertura em frente a Casa das Minas (Madre Deus) – Mais de 30 grupos na programação
18h30 – Saída do Cortejo Grupos de Tambor de Crioula
CASA BARRICA – Madre Deus

19h30 – Encerramento do Cortejo na Casa Barrica

19h45 – Abertura com grande Roda de Tambor de Crioula

21h – Banda Crioula Festival
Direção musical: Maestro Zé Américo Bastos
Convidados: Anastácia Lia e Carlos Pial 
Show Betto Pereira

22h30 –  Roda grupos de Tambor de Crioula

23h – Show Bicho Terra

DIA 10 FEV (Sexta-feira)

19h30 – Roda grupos de Tambor de Crioula

20h30 – Show Rufar dos Tambores – Luiz Cláudio e banda Parôpraquentá

21h - Banda Crioula Festival
Direção musical: Maestro Zé Américo Bastos
Convidados: Anastácia Lia e Carlos Pial
Show César Nascimento

23h - Roda Grupos de Tambor de Crioula

DIA 11 Fev (Sábado)

19h30 – Roda grupos de Tambor de Crioula

20h30 - Quarteto Crivador

21h – Banda Crioula Festival
Direção musical: Maestro Zé Américo Bastos
Convidados: Anastácia Lia e Carlos Pial
Show Rita Benneditto

23h - Roda Grupos de Tambor de Crioula

SERVIÇO:

I CRIOULA FESTIVAL
DIAS 9, 10 E 11 DE FEVEREIRO, QUINTA-FEIRA, SEXTA-FEIRA E SÁBADO. VASTA PROGRAMAÇÃO COM OFICINAS E SHOWS. SEMPRE ÀS 19H30.
CASA BARRICA (MADRE DEUS)
ENTRADA GRATUITA. 
MAIS INFORMAÇÕES: @crioula_festival.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.