Música Instrumental & Deejays

Praça Deodoro será o cenário do Festival BR-135

Evento terá duas etapas, uma neste mês e a outra no segundo semestre. A primeira terá shows abertos na Praça Deodoro e oficinas no Palacete Gentil Braga, centro de São Luís (MA), dias 21 e 22.

Pedro Sobrinho / Jornalista

Atualizada em 17/05/2022 às 20h56
Banda de Pífanos Caju Pinga Fogo (PI) na MIRANTE FM.
Banda de Pífanos Caju Pinga Fogo (PI) na MIRANTE FM. (Divulgação)

O Festival BR 135 Instrumental está de volta e traz uma programação que vai reunir 17 atrações musicais em sua primeira etapa do ano. Em sua quarta edição, o evento ocupa a Praça Deodoro, símbolo dos grandes encontros da cidade, no fim de semana de 21 e 22, sempre das 17h às 23h. Toda a programação é gratuita e em espaço aberto para todos os públicos.

Além dos palcos e espaços por onde circularão os artistas da música, o evento terá a já tradicional feirinha criativa, com food trucks, bike lanches, brechós, sebos de livros e vinis, comércio de artesanato e outros produtos ligados ao universo da arte.

- O BR135 Instrumental deste ano é um convite à alegria e também à cidadania, com arte, sim, mas também cuidando da praça que é um dos espaços mais bonitos e importantes da cidade. E o que não vai faltar é boa música, com grandes artistas maranhenses e de vários cantos do Brasil, além de uma banda do Chile - afirma Luciana Simões, realizadora do BR Instrumental, ao lado de Alê Muniz.

O palco principal será montado na área da praça onde ficava o antigo coreto e um segundo palco será montado na área da feirinha, em frente à Biblioteca Pública. É lá que serão apresentadas as performances de DJs, como o Coletivo Magnética, formado só por meninas; do mímico Gilson César e do grupo Maratuque Upaon Açu, dentre outras atrações.

Memória

O BR Instrumental estreou em 2017 como uma primeira etapa do Festival BR135 daquele ano, quando ocupou o Mercado das Tulhas e o palco da Praça Nauro Machado, em São Luís. A segunda edição ocupou a Concha Acústica da Beira-Rio, em Imperatriz (2018), sul do Maranhão, saindo da ilha rumo ao sertão e fazendo a conexão da BR-135 com a BR-010. Em 2021 voltou a São Luís em uma edição menor – devido aos cuidados necessários para prevenção da covid-19 – na Escadaria do Giz.

- Foi a primeira ação do festival fora da capital maranhense, movimento natural de um projeto que nasceu com o propósito de movimentar a cena local por meio da troca de experiências com os diversos setores do mercado da música, construindo pontes e diálogos. E agora, para compensar a ausência durante o período mais difícil da pandemia, estamos de volta em dose dupla e com muita saudade de ver a praça ocupada com arte - diz Alê Muniz.

Além da programação na praça, esta edição conta com duas oficinas formativas, que serão realizadas no Palacete Gentil Braga (na esquina da Rua do Passeio com a Rua Grande), no sábado, 21, das 13 às 16h30. Discotecagem, com a DJ Donna; e Construção & Iniciação Musical do Pífano, com a Banda de Pífanos Caju Pinga Fogo.

PROGRAMAÇÃO
Sábado - 21/05
Banda do Bom Menino (MA) – Palco Feirinha, 17h
Orquestra Maranhense do Reggae (MA) – Palco Principal (Geo Space), 17h30
Isaías Alves y Su Combo (MA) – Palco Principal (Geo Space), 18h30
DJ Donna (SP) – Palco Principal (Geo Space), 19h30
Performance Gílson César (MA) – Palco Principal (Geo Space), 20h30
Guitarrada das Manas (PA) – Palco Principal (Geo Space), 21h
Berra Boi (PB) – Palco Principal (Geo Space), 22h
Frevotron (PE) – Palco Principal (Geo Space), 23h

Domingo - 22/05 
Tambor do Mestre Leonardo (MA) – Palco Feirinha, 17h
17h30 - Orquestra Guajajara (MA) – – Palco Principal (Geo Space), 17h30
Loopcínico (MA) – – Palco Principal (Geo Space), 18h30
Coletivo Magnética (MA) – – Palco Principal (Geo Space), 19h
Maratuque Upaon Açu (MA) – Palco Feirinha, 19h30
Performance Gilson César (MA) – – Palco Principal (Geo Space), 20h30
Banda de Pífanos Caju Pinga Fogo (PI) – Palco Principal (Geo Space), 21h
Madela (Chile) – Palco Principal (Geo Space), 22h
Orquestra Aerofônica (PA) – Palco Principal (Geo Space), 23h15

Oficinas – dia 21, das 13h às 16h30
Local: Palacete Gentil Braga  - esquina da Rua do Passeio com a Rua Grande – Centro
Discotecagem - Dj Donna
Construção e Iniciação Musical do Pífano – Banda de Pífanos Caju Pinga Fogo

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.