Coleção Meninas do Maranhão

Andréa Oliveira lança livro Maria Firmina, a Menina Abolicionista

O novo livrofoi lançado pelo selo Palavra Acesa, projeto de conversas literárias idealizado pela jornalista e escritora, e faz parte da Coleção Meninas do Maranhão, que visa contar a história de mulheres maranhenses.

Pedro Sobrinho/Jornalista

Atualizada em 27/03/2022 às 10h56
Andréa Oliveira e o livro Maria Firmina dos Reis, a menina abolicionista. Foto: Facebook/Divulgação
Andréa Oliveira e o livro Maria Firmina dos Reis, a menina abolicionista. Foto: Facebook/Divulgação (Andréa Oliveira)

ANDRÉA OLIVEIRA participou nessa terça-feira (15/2), do quadro TROCA DE IDEIA, no PLUGADO, na MIRANTE FM, para falar do livro dela MARIA FIRMINA, A MENINA ABOLICIONISTA pelo selo PALAVRA ACESA, projeto de conversas literárias idealizado pela jornalista e escritora, cujo lançamento está previsto para 11 de março, data em que a romancista maranhense celebra o bicentenário.

- Nasceu nossa menina! ‘Maria Firmina, a menina abolicionista’, biografia da escritora Maria Firmina dos Reis para crianças de todas as idades, acaba de sair da gráfica e com ela o Palavra Acesa está de volta. Vocês não imaginam o quanto estou feliz por trazer essa história bem no ano do bicentenário dessa maranhense que nos enche de orgulho: a autora do primeiro romance abolicionista da literatura brasileira! - comenta.

Uma ciranda de mulheres contribuiram na concepção do livro. As ilustrações são da Mônica Barbosa., o projeto gráfico é da Tay Oliveira, a revisão é de Eulália Oliveira e também a impressão tem nome de mulher, Eva Mendonça, da Gráfica Gênesis.

O livro foi contemplado pela Lei Aldir Blanc (Secma) e recebeu apoio do Sesc Maranhão, que está junto comigo desde o início, por meio da atuação de grandes mulheres: Rutineia Monteiro e Betania Pinheiro.

Meninas do Maranhão

O livro inaugura a Coleção Meninas do Maranhão, em que a escritora pretende contar a história de grandes mulheres maranhenses. Indagada sobre outros nomes de mulheres que constam na lista, Andréa citou Dagmar Desterro, Maria Aragão, Ana Jansen.

Ah, e tem mais: o selo Palavra Acesa acaba de lançar também o livro ‘Lembranças, lenços, lances de agora’, do poeta e amor da minha vida, Celso Borges. As duas obras já estão em pré-venda no @sebodocb.

- Só vem que essa ciranda é de todas e todos nós! Enquanto o programa de entrevistas segue de recesso, vamos com o livro novo. Vamos ter muitas novidades. Aguardem!!! - ressalta.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.