Um artista de mil e uma utilidades

Música pra mim é a percussão, profissionalismo e engajamento, define Wanderson Silva

No Troca de Ideia, no Plugado, na Mirante FM, o percussionista, ativista musical maranhense, comentou sobre a realidade do músico com a Pandemia, luta de classe e sobre a sua trajetória intensa de 26 anos como músico.

Pedro Sobrinho/Jornalista

- Atualizada em 27/03/2022 às 10h56
(Wanderson Silva)

Quem trocou ideia na última quarta-feira (9/2), no PLUGADO, na MIRANTE FM, foi WANDERSON SILVA, músico, professor, pesquisador, produtor, militante cultural, foi presidente do Conselho Municipal de Cultura de São Luís – MA, coordenador do Fórum Permanente de Musica de São Luís-MA.

O envolvimento com a música vai além do instrumento. WANDERSON também se preocupa com a situação do músico e toda a cadeia produtiva existente no meio musical. Em seu currículo consta que ele foi o primeiro percussionista formado pela Escola de Música Liláh Lisboa – MA. Ao longo dos 26 anos vem se destacando no cenário da música.

- A minha filosofia de vida e musical está voltada a valorização profissional e a ética, procura sempre inovar levando para percussão e a música uma grande dose de alegria, responsabilidade e seriedade como reconhecimento ao meu trabalho - diz.

Premiado

WANDERSON ganhou o prêmio universidade em 2014, como melhor percussionista do ano, também agraciado no ano de 2019, com a medalha Simão Estácio da Silveira por suas contribuições a cidade de São Luís -MA. É reconhecido como um dos músicos mais influentes do gênero choro no Maranhão, fazendo parte do livro Chorografia do Maranhão.

Caldeirão rítmico

Conhecedor das raízes e ritmos populares do Maranhão, busca sempre desenvolver , discernir e valorizar a cultura popular em seu trabalho. A exigência do seu próprio trabalho o fez também se dedicar ao ensino da música através de workshop, cursos e minicursos, amostras culturais e participações em projetos escolares e Ongs para públicas de várias faixas etárias, foi professor GEDAM, Escola de Música Liláh Lisboa, Banda do Bom Menino do Convento das Mercês e SESC-MA.

Em sua trajetória musical já acompanhou em palcos: Alcione, Orquestra Sinfônica Brasileira (OSB), Demônios da Garoa , Tião Carvalho, Zeca Baleiro, Chico César, , Alfredo Del-Penho, Delcio Luis e Reinaldo (Príncipe do Pagode), Alessandro Penezzi, Zé da Velha e Silvério Pontes, Zezé Motta, Sombrinha, Marquinhos Satã, Zé Menezes, Zé Renato, Renato Braz, Pedro Amorim, Moises Marques, Carolina Soares, Naninha, Emerson Urso, Cassiana Perola Negra, Mano Borges, César Nascimento, César Teixeira, Ubiratan Souza, Joãozinho Ribeiro, Carlinhos Veloz , Oberdan Oliveira, Roberto Brandão, Cláudio Pinheiro, Gabriel Melônio, Fátima Passarinho, Djalma Chaves, Lena Machado, Alexandra Nicolas, Célia Maria, Sergio Habibe entre outros.

Em sua bagagem tem participações em festivais, feiras e encontros, estaduais, nacionais e internacionais relevantes em sua carreira, convidado para participar da apresentação da Orquestra Sinfônica Brasileira (OSB) em virtude da comemoração dos 400 anos de São Luís, 2º Festival de Música Instrumental de Teresina, Ano do Brasil na França com a Companhia Barrica Bicho Terra onde representou o Brasil, Festival de Músicas Carnavalescas nas edições 8º, 10º e 14º, 1° Festival de Toadas de Bumba Meu Boi, Festival de Música de Fortaleza – CE, posse do ex presidente da República Luís Inácio Lula da Silva em seu primeiro mandato, Encontro de Choro de São Luís, membro da comissão julgadora do Carnaval de São Luís e também exerce um forte atuação nos fóruns e encontros de Cultura do Maranhão, foi presidente do Conselho Municipal de Cultura de São Luís-MA.

Citamos, ainda, participações em bandas e grupos musicais como, Grupo de Choro Cinco Companheiros, Chorando Calado, Banda Imbolada, Companhia Barrica e Bicho Terra, assinou também a direção musical do espetáculo “Seu João” em homenagem a João do Vale como diretor musical, o show “As Ayabás” em homenagem aos Orixás femininos, Show “Mulheres no Samba” , Show do Grupo Criou-lá, Show “Afeição” da cantora Andreia Frazão e Show “Wanderson Silva 25 de percussão”.

Atualmente, realiza trabalhos, com o grupo “Caçoeira”, o projeto #Papo Percussivo nas redes sociais, Coordenador do Fórum Permanente de Musica de São Luís.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram e TikTok e curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.