Oratória e o Mercado de Trabalho

Do né ao hein hein: descubra como se livrar dos vícios de linguagem

Em entrevista ao Plugado, na Mirante FM, Giselle Moreira Santos, especialista da escola de oratória Vox2you São Luís, deu detalhes e assegura: "quem tem o dom da palavra jamais perde uma batalha".

Pedro Sobrinho/Jornalista

Atualizada em 27/03/2022 às 10h56
Giselle Moreira Santos, facilitadora pedagógica do Vox2You em SLZ. Foto: Divulgação
Giselle Moreira Santos, facilitadora pedagógica do Vox2You em SLZ. Foto: Divulgação (Giselle Moreira)

Mais que uma boa formação técnica ou um currículo enorme, cheio de experiências enriquecedoras, a atual dinâmica do mercado de trabalho vem exigindo dos profissionais o domínio de uma competência cada vez mais desejada: a oratória. Certamente, você já deve ter ouvido falar, ou até mesmo percebido no seu dia a dia, que quem se posiciona adequadamente acaba tendo mais oportunidades e mais chances de crescimento. E quem deu mais detalhes sobre o assunto foi Giselle Moreira Santos, especialista da escola de oratória Vox2you São Luís, em entrevista ao PLUGADO, na MIRANTE FM, no quadro TROCA DE IDEIA, dessa segunda-feira (17/11).

Indagada oratória como um dos pilares dos profissionais de sucesso, Giselle assegura que as pessoas que sabem argumentar, debater e, sobretudo, ouvir costumam ter mais chances de ser ouvidos, compreendidos, admirados e, consequentemente, reconhecidos.

Os vícios de linguagem parecem inofensivos, mas se usados em excesso tornam a comunicação empobrecida e prejudicam a performance de quem precisa se expressar ou apresentar algo. Estamos falando dos vícios de linguagem, palavrinhas viciantes e muito usadas no dia a dia pela maioria das pessoas. Especialista em oratória, Giselle dá dicas para eliminar os vícios que tanto prejudicam a comunicação.

Ela destacou alguns fatores que justificam o uso frequente dessas expressões, sobretudo, em apresentações.

- Entre as razões para o vício de linguagem estão o desconhecimento das regras gramaticais, uma má preparação para falar em público, ou o hábito de preencher o ‘silêncio’ durante uma preleção, além de uma organização deficiente na lógica e de vocabulário pobre, sem grande repertório, o que pode revelar ausência de leituras - explica.

Exercício da Palavra

Por essas e outras razões, eliminá-los do vocabulário é necessário para quem deseja ter mais sucesso no processo de comunicação e se fazer entender de forma mais clara. Para muitos, isso pode parecer difícil ou até mesmo impossível, mas fato é que dá para treinar a mente e eliminar de vez essas palavrinhas das nossas falas em reuniões, palestras e no dia a dia.

Agora que já sabemos o que é e porque usamos esses cacoetes, chegou a vez de eliminá-los do vocabulário de uma vez por todas. Confira abaixo o passo a passo ensinado pela especialista em oratória!

Passo 1: Nada de ansiedade

Existem algumas práticas e exercícios que, se bem realizados, geram ótimos resultados. “O primeiro passo para que essa prática seja bem-sucedida é manter uma constância de treinos. Assim como no treino dos músculos do corpo, o cérebro também deve ser treinado. A partir disso, você conquistará mais confiança e domínio daquilo que está fazendo ou falando, de maneira a esquecer a existência da ansiedade”, orienta.

Passo 2: Estudo nunca é demais

Sem dúvidas, o uso adequado das regras do nosso idioma impõe alguns desafios, pois a língua portuguesa é rica, mas complexa. Por isso, sempre que possível, procure se debruçar sobre o estudo do português e conhecer novas palavras e seus sinônimos, aumentando o seu repertório. “Ter o hábito de ler, consumir informações, seja em jornais, filmes, livros ou em músicas também irá ampliar o seu vocabulário e afiar a sua gramática”, recomenda.

Passo 3: Seja autocrítico

Como dissemos anteriormente, o cérebro não só pode como deve ser treinado. Mas agora, em vez de treinos para controlar a ansiedade, reserve alguns momentos da sua rotina para treinar como se fosse apresentar determinado assunto. “Estipule uma data e horário, organize-se e grave a sua apresentação. Ao terminar, assista à gravação quantas vezes for preciso. Repare se você utiliza muitos vícios de linguagem e grave novamente. Dessa vez, fique atento para não repetir os mesmos erros”, ensina.

Passo 4: Planeje a sua apresentação

Além de ensaiar sua performance, planeje como será a apresentação, ou seja, visualize quais serão os pontos de abordagem para fixar melhor as ideias e mentalizar o uso das palavras. Comece sabendo aonde deseja chegar, a que ponto quer conduzir o raciocínio do seu espectador, e vá construindo caminhos para traçar esse objetivo.

Passo 5: Seja simples e tenha clareza

Há quem acredite que, para uma apresentação ser levada a sério, é preciso usar um vocabulário complexo, rebuscado, recheado de palavras “difíceis” ou pouco conhecidas. A especialista em oratória explica que, na verdade, usar esse tipo de recurso só irá piorar o entendimento das outras pessoas, pois elas podem simplesmente não compreender o que você está falando, o que tornará a sua apresentação enfadonha e cansativa.

Saber se expressar é uma ferramenta importante nas relações interpessoais, e disso ninguém duvida. Porém, é no mercado de trabalho que essa necessidade costuma bater com mais intensidade nas portas de quem busca um emprego, ou de quem deseja crescer profissionalmente.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.