Autobiografia

Família lança livro do escritor maranhense Sebastião Furtado em São Luís no dia 20 de janeiro

O lançamento será na Livraria Amei, e no dia 22, na cidade de Viana, terra Natal do escritor. O livro Histórias de Minha Vida começou a ser concebido por Sebastião Furtado, aos 85 anos. Ele morreu aos 88 anos.

Pedro Sobrinho/Jornalista

Atualizada em 27/03/2022 às 10h56

Um homem cheio de vitalidade, lucidez e disposição. Assim traduz-se a trajetória de vida de Sebastião Furtado, este maranhense, natural de Viana, tio do saudoso radialista RUBINHO JONES.

Escritor maranhense, natural de Viana, Sebastião Furtado, autor de Histórias de Minha Vida. Foto: Divulgação
Escritor maranhense, natural de Viana, Sebastião Furtado, autor de Histórias de Minha Vida. Foto: Divulgação

Aos 85 anos começou a traçar as primeiras linhas do seu primeiro e único livro. No TROCA DE IDEIA dessa terça-feira (11/1), Gorete Furtado, sua filha, e o jornalista/escritor Nonato Reis, filho de Viana e afilhado do escritor Sebastião Furtado, relataram sobre a concepção do livro HISTÓRIAS DE MINHA VIDA, que será lançado na próxima quinta-feira (20/1), às 19h30, no auditório da LIVRARIA AMEI, no São Luís. Dois dias depois, haverá o relançamento do livro em Viana, no sítio de Sueli Veloso.

Para Nonato Reis, o escritor Sebastião Furtado foi uma espécie de Farol de toda região da cidade de Viana. Ele definiu o livro é uma narrativa na primeira pessoa recheada de fatos marcantes das vivências do autor. Ele também comentou sobre fatos relevantes do HISTÓRIAS DE MINHA VIDA, a princípio batizado pelo SEBASTIÃO FURTADO de VAQUEIRO APAIXONADO.

- Escrito em primeira pessoa pelo próprio Sebastião Furtado, o livro lança luz sobre uma série de acontecimentos que marcaram a vida do autor, desde o nascimento e a infância em Viana, o estudo das primeiras letras, a luta árdua no campo, na companhia do pai, Antoninho Furtado, a vinda para São Luís e o ingresso no Seminário Santo Antônio. Depois o retorno para Viana, o casamento com Ceciliana Furtado, a companheira de toda vida. Há passagens marcantes, como o período em que exerceu a função de vaqueiro da santa padroeira de Viana, Nossa Senhora da Conceição, proprietária de uma vistosa fazenda de gado, o ingresso na política, onde exerceu dois mandatos de vereador e chegou a disputar uma eleição de prefeito - destaca,

Livro Histórias de Minha Vida do escritor maranhense Sebastião Furtado
Livro Histórias de Minha Vida do escritor maranhense Sebastião Furtado

Maria Gorete se diz orgulhosa do pai por ser uma pessoa disciplinada e cheio de vida. Segundo ela, Sebastião Furtado fez o ENEM aos 81 anos para o Curso de Direito. Ela diz que o seu pai sentia um imenso orgulho de ter nascido em Viana o que é relatado no livro. Ela aproveita para comentar sobre dois momentos contados no livro que marcam a memória afetiva da família.

- A parte mais forte dessas memórias é quando ele trata da infância, adolescência, fase adulta, comercialização ilegal dos sinos da Igreja Matriz e a mobilização social que culminou com o resgate desses equipamentos e o seu desfile em carro aberto, na cidade, tendo meu pai como um dos seus articuladores. Ele relata a participação dele na construção da MA-014, estrada que liga a baixada vianense, da qual ele teve uma participação grande. Este livro é apenas um resumo da vida dele e muito importante para família e amigos dele - elogia.

“Histórias de minha vida” foi concluído antes da pandemia, mas teve o seu lançamento adiado em razão das dificuldades típicas do período. Sebastião sonhava lançar suas memórias numa grande celebração com seus amigos e parentes, porém, o destino frustrou seus planos.

Tributo

Ele faleceu em fevereiro de 2021, aos 88 anos, uma semana após ter perdido a sua esposa Ceciliana, ambos vítimas da Covid. Restou à familia promover o lançamento da obra, como tributo a sua memória. A data de 20 de janeiro foi escolhida por ser o aniversário de Sebastião Furtado.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.