Conexão musical

Músicos se reuniram em Jam Sessions para tocar, trocar informações, fomentar plateia e ocupar espaços públicos e privados de São Luís em 2021

As Jam Sessions realizadas pelo projeto Cantarias Sessions e pelo grupo Samambaia agregavam diversas vertentes, entre as quais, jazz, blues, música brasileira e cultura popular do Maranhão, numa conexão musica.l

Pedro Sobrinho/Jornalista

Atualizada em 27/03/2022 às 10h56
Isaias Alves e Fernando Marques na Mirante FM. Máscaras foram tiradas apenas para fotos, mas respeitando o distanciamento Foto: Divulgação
Isaias Alves e Fernando Marques na Mirante FM. Máscaras foram tiradas apenas para fotos, mas respeitando o distanciamento Foto: Divulgação (Jam Session)

O termo 'JAM', que em inglês também significa "geleia", vem das iniciais Jazz After Midinight. Nos anos 1950, nos EUA, depois da meia noite, ao saírem dos seus concertos nas Big Bands, os músicos se reuniam para fazer o que eles mais gostavam: improvisar! A expressão 'JAM SESSION' virou universal, ganhou o mundo. Em São Luís, ISAÍAS ALVES, baterista de mão cheia com experiências gringa e brazuca, ao retornar para São Luís no ano passado, resolveu colocar em prática este formato de evento reunindo diversas vertentes artísticas e gêneros musicais para dialogarem ocupando espaços públicos e privados. Tudo começou em 16 de julho de 2021, no Chão SLZ, na Praia Grande, com o PROJETO CANTARIA SESSIONS, idealizado e realizado pelo músico ISAIAS ALVES e CASA DA MÃE JOANA, parceria com o CHÃO SLZ, e convidados o pianista Rinaldi Clayton e o contrabaixista João Paulo, além da discotecagem de Pedro Sobrinho e exposição de TASSILA CUSTODES (São Luís), PABLO REIS (Alcântara) e GH20 (Recife).

A pandemia do Novo Coronavírus (COVID-19) fez com que Isaías Alves repensasse sobre várias coisas, entre elas sobre a questão do que é ser humano. Para ele, o projeto CANTARIA SESSIONS é uma forma de de driblar as dificuldades, se autoavaliando profissionalmente, executando e se conectando com a música, outras artes, o público e ocupando os espaços existentes na cidade para levar diversão as pessoas.

Pegando a carona na onda das JAM SESSIONS, o grupo SAMAMBAIA formado por FERNANDO "HELL' MOREIRA (BATERIA), FERNANDO MARQUES (BAIXO) e DIOGO NAZARETH (TECLADO), chegou chegando e cativando uma tribo de jovens na cidade que curtem improvisos do jazz, blues, bossa nova, música instrumental, e sentiam o hiato. Entre as tocadas marcantes do grupo este ano estão as do Festival BR-135 Instrumental e a Jam Session, eventos esses que aconteceram na Entrenós, localizada na Escadaria da rua do Giz, na Praia Grande, no Centro Histórico de São Luís.

- Um salve a todos que acompanharam o nascimento desse projeto que floresceu em um momento tão único da história de São Luís. O Samambaia surgiu para levar arte para rua e muita música para emanar os corações. Viva fazer arte na rua - enfatiza Fernando Marques, que representou o grupo no bate-papo, em substituição a Fernando "Hell", que justificou e lamentou a ausência no programa.

Articulações para 2002

Para 2022, Isaías Alves e o grupo Samambaia prometem movimentar a cena cultural e da diversão em São Luís. Isaías anuncia a criação do Pulsar Records para 2022. Segundo ele, o objetivo do selo é agregar os músicos que não tem visibilidade e precisam de apoio. Ele também falou do lançamento do seu primeiro EP instrumental para este mês, que será disponibilizado nas plataformas de música.

- A ideia do selo Pulsar Records é valorizar, através de curadoria, das Jam Sessions, os músicos que não tem oportunidade para gravar. Queremos com o selo mostrar para o mundo a potencialidade da música local. Lançarei o meu primeiro EP instrumental com músicas que compus na minha experiência no Sri Lanka, onde passei uma temporada pesquisando ritmos - enfatiza.

Já Fernando Marques disse que o Samambaia pretende desenvolver um trabalho com cantoras afinadas com o grupo. Também falou da possibilidade de um EP com canções autorais ou até de lives que serão disponibilizadas o áudio no Spotify.

- Pensamos em algo com cantoras convidadas com a qual temos afinidades. Faremos apresentaçãoem formato de baile mas mantendo o trio de jazz. Já conversamos sobre gravação de um EP e deve rolar este
ano, com gravações autorais feitas por integrantes do grupo e parcerias - adiantou.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.