Plugado com a Responsabilidade Social

Ben-Hur faz o balanço das ações socias da Cufa-MA em 2021, destaca a parceria com o Gratitude e a retomada da Taça das Favelas

Gaúcho, natural de Porto Alegre. Ben-Hur Rosa da Silva, é diretor de projetos da Cufa-MA. No Troca de Ideia, ele disse ainda que a entidade não-governamental atende com ações sociais 14 cidades maranhenses.

Pedro Sobrinho/Jornalista

Atualizada em 27/03/2022 às 10h56
Ben-Hur Rosa da Silva no Plugado, na Mirante FM. Foto: Divulgação
Ben-Hur Rosa da Silva no Plugado, na Mirante FM. Foto: Divulgação (Ben-Hur Silva)

O gaúcho, natural de Porto Alegre, BEN-HUR ROSA DA SILVA, COORDENADOR DE PROJETOS DA CENTRAL ÚNICA DAS FAVELAS (CUFA) no MARANHÃO, fez um balanço da atuação da entidade no Estado.

- Atuação da Cufa em 2021 está muito ligada ao que aconteceu em 2020 com relação a Pandemia. O trabalho da Cufa nacional que impulsionou muito as doações com as Mães da Favela, é o projeto criado no início da pandemia e até hoje recebe bastante doações em que o Maranhão tem sido beneficiado. Apesar de ter diminuido o volume de doações este ano, que a gente recebeu em 2020, mesmo assim a gente conseguiu fazer um bom trabalho, conseguiu atender muitas comunidades, fortalecer lideranças tanto em São Luís como no resto do Maranhão. Isso é muito importante para o nosso trabalho em 2021 - explica.

Ben-Hur aproveitou a ocasião para elogiar a parceria com o Gratitude, evento promovido pelo Grupo Mirante. No total, quatro entidades, que realizam atividades filantrópicas nas comunidades onde atuam, foram beneficiadas, entre as quais, a Cufa-MA.

- Uma satisfação imensa de trabalhar com o Gratitude. A parceria do Gratitude é antiga, desde a época do Instituto Mirante. Agora, no final do ano, tivemos uma excelente surpresa, quando a Mirante nos chamou, juntamente com o Gratitude, para uma doação que vai ajudar muitas famílias aqui no Maranhão, mais de 500 famílias com cestas básicas. Essa parceria está cada vez mais forte e ajuda muito a gente consiga atender as famílias necessitadas - destaca.

Segundo Ben-Hur, a Cufa atende 14 cidades maranhenses, entre as quais, a região metropolitana de São Luís.

- Além da Grande São Luís, a gente atende 14 cidades maranhenses, juntamente com as lideranças locais, que a gente desenvolveu nessas cidades. Na medida do possível a gente vai atendendo sempre essas cidades com doações. É bastante importante pra não ficar centralizado em São Luís. Necessidade todo mundo tem e essas cidades que a gente tem parceria é muito importante que elas sejam atendidas - ressalta.

Taça das Favelas

Para 2022, o grande projeto da Cufa no Maranhão é a retomada da Taça das Favelas.

- A Cufa tinha vários projetos que ficaram parados por conta dos pontos fortes da Pandemia. Agora que a Pandemia começa a recuar um pouquinho apesar desse novo momento com essa nova variante, a gente acredita que com a volta à normalidade um dos projetos importantes que a Cufa desenvolve nacionalmente é a Taça das Favelas, um projeto feito em parceria com a Rede Globo, aqui no Maranhão com a TV Mirante. A Taça das Favelas tem um papel importante com a juventude. A juventude se motiva dentro das comunidades se motiva bastante. É um grande celeiro para descoberta de atletas. Isso é um trabalho importante. Um dos maiores projetos da Cufa. Com esse projeto a gente vai atender São Luís e algumas cidades maranhenses - relata.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.