O Brabo do rap maranhense

Marco Gabriel fecha a 4ª edição do Festival Kebrada neste sábado, no CCVM

O artista apresentará o repertório do mais recente trabalho, A SOCIEDADE DO CÓDIGO DE BARRAS, com músicas autorais que valorizam a identidade e a autoestima negra.

Pedro Sobrinho/Jornalista

Atualizada em 27/03/2022 às 10h56
Marco Gabriel fecha o Festival Kebrada 2021. Foto: Divulgação
Marco Gabriel fecha o Festival Kebrada 2021. Foto: Divulgação (Marco Gabriel)

Para encerrar a programação do Festival no dia 18, os curadores convidaram um dos nomes mais promissores da cena hip hop maranhense: Marco Gabriel. O artista apresentará o repertório do mais recente trabalho, A SOCIEDADE DO CÓDIGO DE BARRAS, com músicas autorais que valorizam a identidade e a autoestima negra.

Na cena desde 2014, o rapper maranhense Marco Gabriel lançou em 2020, o videoclipe da música “Chato“, trazendo de volta a realidade da vida nas periferias de São Luís, tendo gravado o clipe nos bairros do Bom Milagre e Fátima, bairros estes de muitas manifestações culturais. Contendo bastante referências a filmes de Spike Lee, e músicas de Emicida, Djonga e Don L, o rapper tentou mostrar um lado bonito das favelas, mesmo com o descaso do estado para com esta parcela da população.

Escrito e codirigido por Jessica Lauane, o projeto é um dos mais pessoais já feitos por ambos, que se conhecem desde de um curso na Escola de Cinema do Maranhão, a produção ficou por conta da ClockWord Filmes, juntamente com a SobreOTatame.com, Akilomba Produções e Bicho D’agua produções, já a produção e codireção do videoclipe foram feitas por Camila Soares e Lucas Silva. A equipe contou com a participação dos moradores dos bairros em que gravaram, com presença especial da poeta Debora Melo, que escreveu um poema especialmente para o clipe.

Apoiador e colaborador da cultura Hip-Hop, o artista propaga a diversidade no Maranhão. Apenas com composições autorais, suas letras tratam de falar sobre sua vivência, revolução negra, identidade com a juventude negra e problemas sociais da periferia.

Segundo Glauciane Pires, uma das curadoras do Festival Kebrada, o objetivo do encontro é mostrar a raiz do Hip Hop maranhense marcado também por representatividade. Para ela o Estado é um celeiro de rappers, bbboys e grafiteiros.

- Selecionamos propostas que traziam a raiz do hip hop, o que foi um desafio, pois no Maranhão temos muitos talentos. As letras das músicas e produções de videoclipes que passam mensagens positivas foram critérios utilizados, levando a responsabilidade de valorização de identidade e o sentimento de fazer arte como forma de protesto. Nosso objetivo foi mostrar e deixar vivas as formas, as batidas, o vestir, o falar, o dançar, viver o hip-hop - conta Glauciane Pires.

Premiação em batalhas e um novo mural de grafitti

Compondo a programação do Kebrada desde a primeira edição, as batalhas de dança e rima agitam o público, uma das tradições da cultura de rua. MCs, dançarinos e dançarinas duelam em quatro modalidades – rima, passinho, all style e bboy – por prêmios em dinheiro. Quem comanda o som das batalhas são os DJs Astro, Gabriella Leão, Johnny Jay e Caio Oiak.

E um dos elementos mais característicos da cultura de rua, o grafitti está presente no Kebrada com a renovação do mural do pátio do CCVM.

Criado pela primeira vez em 2018, no primeiro ano do festival, a arte é um trabalho coletivo de grafiteiros e grafiteiras do Maranhão escolhidos pela seletiva. Este ano, os responsáveis pelo trabalho serão os artistas Origes, Guto, Urubatan, Luã Campos, Snake, Negônica e Ronald Nagô.

Oficina de penteados com tranças

Estimular o conhecimento e apoiar a profissionalização de iniciantes são objetivos que permeiam o Kebrada desde a criação do festival em 2018. Ao longo dos anos, oficinas de DJ, produção musical, gestão de carreira, além de rodas de conversas com artistas de reconhecimento nacional fizeram parte da programação.
Este ano, o festival terá uma oficina voltada para a beleza, com o universo das tranças afro, símbolo de resistência negra, em destaque. Quem ministrará a oficina é a trancista Teresa Sousa, que trabalhará contexto histórico, evolução das tranças, tipos de penteados e outros conteúdos.

As aulas acontecem também neste sábado, 18 de dezembro, às 14h, e as inscrições podem ser feitas pelo site do Centro Cultural Vale Maranhão – ccv-ma.org.br.

Confira a programação completa do Festival Kebrada:

Dia 18/11
• Oficina de Tranças Afro, com Teresa Sousa
• 18h - DJ Astro
• 18h20 - Show de Gustavo Mic
• 18h40 - Rayfran
• 19h - Batalha de BBoy
• 20h40 - Show de Marco Gabriel

Serviço
O quê: Festival Kebrada 2021
Quando: 14 a 18 de dezembro de 2021
Local: CCVM - Av. Henrique Leal, 149, Centro, São Luís - MA
Informações: 98 98143 6143 |E-mail: comunicacao@ccv-ma.org.br

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.