Itaú Cultural no Mês da Consciência Negra

Plataforma Ancestralidades será lançada nesta segunda-feira

A plataforma cujo o endereço é www.ancestralidades.org.br será lançada pela Fundação Tide Setubal e o Itaú Cultural. Segundo Jade Rosa, a plataforma é voltada às heranças negras brasileiras

Pedro Sobrinho/Jornalista

Atualizada em 27/03/2022 às 10h56
Jader Rosa, gerente do Observatório do Itaú Cultural, na Mirante FM. Foto: Alê Borges
Jader Rosa, gerente do Observatório do Itaú Cultural, na Mirante FM. Foto: Alê Borges (Jader Rosa)

Quem passou pela sala virtual do Plugado, na Mirante FM, neste domingo (7/11), foi Jader Rosa. gerente do Observatório Itaú Cultural, para falar da plataforma Ancestralidades (www.ancestralidades.org.br), que será lançada nesta segunda-feira (8/11), pela Fundação Tide Setubal e o Itaú Cultural.

Segundo Jader Rosa, a plataforma Ancestralidades traz um conjunto estruturado de informações sobre as heranças culturais do Brasil, iniciando pela temática afro-brasileira. O lançamento conta com o encontro online Perspectivas das Ancestralidades Negras, transmitido pelo YouTube do Itaú Cultural www.youtube.com/itaucultural, reunindo Eduardo Oliveira, filósofo e professor da Universidade Federal da Bahia (UFBA), a escritora Ana Maria Gonçalves, a filósofa Sueli Carneiro e o músico Tiganá Santana. Os três últimos integram o conselho do projeto. É o primeiro de uma série de encontros que serão denominados Bongola, expressão que na língua de tronco africano bantu kimbundu remete a reunião.

Sobre o objetivo da plataforma Ancestralidades, Jader explicou que tem como proposta difundir, gerar intercâmbios e potencializar diversos conteúdos sobre a temática que dá nome ao projeto. É composto por três eixos temáticos – Arte e Cultura, Democracia e Direitos Humanos, e Ciência e Tecnologia –, que serão apresentados ao público em uma série de dois encontros sobre cada eixo.

Questionado sobre a programação do Itaú Cultural, para novembro, mês da Consciência Negra, haja vista a plataforma Ancestralidades dar o 'start' com a temática afro-brasileira, Jader comenta sobre a programação especial que a instituição organiza, que inclui, além de encontros, apresentações musicais e lives sobre o cinema negro. Saiba mais ouvindo a entrevista...

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.