Viajar é preciso

Antônio Bacelar: gosta de compartilhar o mundo com Intercâmbio e Responsabilidade Social

Na edição de domingo (8/8), no Plugado, na Mirante FM, o diretor geral da Via Mundo falou sobre o turismo como atividade econômica, intercâmbio cultural e Responsabilidade Social.

Pedro Sobrinho/Jornalista

Atualizada em 27/03/2022 às 10h56
Antonio Bacelar: diretor-geral da Via Mundo, Intercâmbio e Turismo. Foto: Divulgação
Antonio Bacelar: diretor-geral da Via Mundo, Intercâmbio e Turismo. Foto: Divulgação (Antonio Bacelar)

Em bate-papo na sala virtual do Plugado, na MIRANTE FM, no domingo (8/8), ANTONIO BACELAR JÚNIOR, diretor da VIA MUNDO INTERCÂMBIO E TURISMO, comentou sobre o "TURISMO COMO ATIVIDADE ECONÔMICA, INTERCÂMBIO CULTURAL E RESPONSABILIDADE SOCIAL".

A VIA MUNDO INTERCÂMBIO E TURISMO é uma agência especializada em programas de intercâmbio educacionais e de trabalho e em viagens turísticas no Brasil e no exterior. Foi fundada em 1999 e tem sede na cidade de São Luís, capital do Maranhão. Iniciou suas atividades oferecendo programas variados para brasileiros no exterior e se destacou pela ampla preparação de seus clientes para suas experiências de intercâmbio. Outro de seus diferenciais tem sido a promoção de novos destinos culturais, ainda pouco explorados por brasileiros no exterior."

- Dentro de mim, tem um pouco disso de querer compartilhar o mundo - A frase é de Antônio Bacelar Júnior, empresário maranhense, que há 22 anos, deu início à empresa que incentiva jovens e adultos a realizarem o sonho de estudar e vivenciar a experiência de um intercâmbio cultural, a VIA MUNDO.

Acumulando muita experiência, proatividade, criatividade e coragem, foi o primeiro empreendedor maranhense a integrar o elenco da Diretoria de Operações da Belta, que reúne as Agências Brasileiras de Intercâmbio do país.

Ousadia e criatividade

O setor de intercâmbio foi um dos mais atingidos pela pandemia da Covid-19. As agências que brasileiras que trabalham com intercâmbio, programas de aprendizagem e vivências para fins de qualificação, ampliação de conhecimento e de desenvolvimento pessoal e profissional no exterior tiveram que se reiventar. Cerca de 90% dos pacotes relacionados a área tiveram que ser adiados, mas não cancelados.

De acordo com a pesquisa da Belta realizada ao longo de 2020 sobre o mercado de intercâmbio cerca de 98% das agências de intercâmbio do Brasil tiveram um impacto negativo com à pandemia. Os números mostram ainda, uma queda de 46% nas médias de vendas.

Para o diretor da Via Mundo e diretor operacional da Belta, Antonio Bacelar, “é preciso enfrentar e superar os desafios, respeitando às milhares de vidas perdidas”, disse.

Com a habilidade e competência, o empresário segue conectando pessoas, investindo na cultura e no esporte, na organização de ações como lives com fins de criar oporrtunidades de negócios.

- Essencial é buscarmos as oportunidades mesmo diante do contexto pandêmico. O momento é de persistir, planejar, desenvolver novos produtos, novos tipos de intercâmbio, trocar ideias com os parceiros, se reorganizar é o caminho para reequilibrar as finanças no setor - frisa.

Perfil

Graduado em Administração de Empresas, com pós-graduação em Marketing e Gestão de Empresas pela Gama Filho (RJ) e uma longa lista de cursos nas áreas de negócios e economia na Dinamarca, Estados Unidos e Canadá, Antonio Bacelar desenvolve, através da VIA MUNDO, diversos trabalhos nas áreas de intercâmbio cultural e de inclusão social.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.