Rufar dos Tambores

Festival de Percussão de São Luís será transmitido pelo Youtube nesta terça-feira

Os detalhes sobre o festival foram apresentados pelo percussionista Luiz Cláudio, idealizador do evento, durante entrevista no programa Mirarte, apresentado na Mirante FM, por João Marcus e Pedro Sobrinho.

Pedro Sobrinho/Jornalista

Atualizada em 27/03/2022 às 10h56

Os Tambores do Maranhão vão rufar mais uma vez no Rufar dos Tambores - Festival de Percussão de São Luís – que será transmitido a partir desta terça-feira, dia 15 de dezembro, às 19h, no youtube Zabumba
Records . O festival, selecionado no edital de Fomento a projetos culturais, da Lei Aldir Blanc Maranhão, homenageia em sua segunda edição o mestre da cultura popular do Maranhão, Humberto
de Maracanã, o Guriatã.

Em entrevista ao programa MIRARTE, na Mirante FM, apresentado por João Marcus e Pedro Sobrinho, com produção de Paloma Pinheiro, coordenação artística de Evandro Costa, o percussionista falou da programação do evento.

Terecó de Igarau presença marcante no Festival de Percussão de São Luís. Foto:: Divulgação
Terecó de Igarau presença marcante no Festival de Percussão de São Luís. Foto:: Divulgação

Além de permitir o acesso de tocadores de grupos autênticos da cultura popular ao cenário musical local, o festival quer contribuir para mostrar ao mundo, a riqueza e a diversidade de ritmos ainda
pouco conhecidos no Brasil. Mas por detrás de toda essa pluralidade sonora haverá um fio condutor.

- Teremos seis grupos no palco, cada um tocando de 20 minutos, mas vamos fazer como se fosse um grande show, criando uma unidade entre as bandas e artistas e apresentando aos poucos os instrumentos da cultura popular com suas particularidades”, afirma Luiz Claudio Farias.

Segundo ele, esse é apenas o primeiro passo de uma longa jornada. “nossa intenção, é ampliar o festival, trazendo, na próxima edição, uma atração nacional, outra internacional e aumentando o
número de grupos autênticos do interior do estado nas apresentações”.

Programação:

Serão realizados shows de seis grupos maranhenses de percussão. O Rufar dos Tambores – Festival de Percussão de São Luís será aberto com o grupo Toque de Mãos, que traz na bagagem a vivência musical no samba, forró, bloco tradicional e bumba boi, entre outros gêneros da cultura maranhense, e encerrado com o show Tambores da Liberdade, com os tocadores do tambor e do Boi de Mestre Leonardo, do bairro da Liberdade.

As outras quatro atrações são: Divina Batucada, Terecô de Igaraú, Afoxé Mina e Batuque forte, show com o percussionista Luiz Claudio e banda Fio da Teia. O festival será apresentado por Cris Campos, do grupo Afrôs, e vai homenagear o mestre Humberto de Maracanã. Dono de voz grave e poderosa, além de compositor de toadas que viraram clássico do bumba-meu-boi, o Guriatã deixou um legado que permanece vivo na comunidade do Maracanã. Esse importante legado, está agora sob o comando de seus filhos e herdeiros de arte, Ribinha e Humberto Filho, e da viúva Maria José, presidente da Associação do Bumba-meu-Boi de Maracanã, que tomaram pra si a missão de levar adiante um dos mais tradicionais grupos do estado.

Serviço:

Homenageado: Humberto de Maracanã
Apresentadora: Cris Campos (Grupo Afrôs)
Participantes:
Grupo Percussivo Toque de Mãos
Divina Batucada
Terecô de Igaraú
Afoxé Mina
Batuque Forte- Luiz Claudio e banda Fio da Teia
Tambor e Boi de Leonardo- Tambores da Liberdade
Data: Disponível a partir de 15 de dezembro às 19h, no Youtube Zabumba Records

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.