Jornal da Mira

Francisco Neto diz ter projeto gigantesco de infraestrutura para o desenvolvimento de Paço do Lumiar

O candidato à prefeito pelo PSL, o empresário reconhece que o potencial existente no muncípio. Segundo Francisco Neto é preciso investir para que o povo luminense se sinta orgulhoso morando na cidade.

Pedro Sobrinho / Jornalista

Atualizada em 27/03/2022 às 10h56

Em mais uma sabatina no Jornal da Mira, na Mirante FM nesta segunda-feira (19/10), sob o comando de Clóvis Cabalau, Nynrod Weber, Carla Lima e as participações de Thiago Bastos (Jornal O Estado do Maranhão) e Pedro Sobrinho (Mirante FM), Francisco Neto, postulante ao cargo de Prefeito de Paço do Lumiar pelo PSL - Partido Social Liberal - disse que a sua gestão é absorver o potencial existente no município com um projeto gigantesco de infraestrutura.

Nynrod Weber, Clóvis Cabalau e o candidato à prefeito de Paço do Lumiar, Francisco Neto. Foto: Paloma Pinheiro
Nynrod Weber, Clóvis Cabalau e o candidato à prefeito de Paço do Lumiar, Francisco Neto. Foto: Paloma Pinheiro

Nascido no Amapá, mas residente na localidade Mocajituba, em Paço do Lumiar, há 18 anos, ele agradece o acolhimento do povo local, o que o faz se sentir um luminense de berço.

- Temos um povo luminense feliz, cativo, hospitaleiro. Precisamos urgentemente pegar o nossos potenciais, entre os quais, a zona rural, agricultura familiar, pescados e mariscos, mas não só esses produtos. Temos que fazer um trabalho gigantesco de infraestrutura. Você não consegue atrair empresas, novos negócios, se não tiver um município preparado, com uma estrutura, realmente, plausível para poder trazer as empresas que desejam investir. Isso aumenta aquela grande vontade do luminense amar mais o seu município. Nós temos hoje a sede do município totalmente abandonada por todas as gestões que passaram. Eu moro em Mocajituba, há 18 anos, e quero morar na sede do município. Desta forma você se incomoda em ver a estrada de Iguaíba destruída, a estrada de Mojó totalmente abandonada e o povo praticamente passando fome com uma riqueza gigantestaca. Queremos ser um novo case do sucesso da nossa ilha de São Luís - enfatiza.

Para inserir Paço do Lumiar em um contexto de desenvolvimento, o empresário defende uma ação conjunta com as prefeituras de São José de Ribamar e Raposa, de modo a favorecer a trafegabilidade aos três municípios, que assim passariam do status de cidades-dormitório para ingressar em um ambiente de progresso, verdadeiramente.

- Paço do Lumiar perdeu uma grande oportunidade, que foi o boom da construção civil, quando foram construídos diversos empreendimentos imobiliários no município. Agora, é preciso dialogar com o governo e as outras duas prefeituras para buscar a melhoria das condições de mobilidade nas rodovias estaduais que dão acesso à região - salientou.

Prioridades

Assim como todos os candidatos à prefeito de Paço do Lumiar, educação, saúde, cultura, agricultura familiar e mobilidade urbana, também serão prioridades. Como novidade, Francisco Neto diz que pretende criar no município o Serviço Travessia, desenvolvido pelo governo do Estado, por meio da Agência Estadual de Mobilidade Urbana e Serviços Públicos (MOB). O Travessia possibilita o acesso a serviços de saúde, educação, trabalho e lazer atendendo a necessidade e o direito de ir e vir dessas pessoas materializando as políticas públicas de inclusão social e permitindo que as pessoas com deficiência tenham de forma efetiva a garantia desses direitos, trazendo dignidade e cidadania.

Outsider

Francisco Neto descarta alianças e diz caminhar como uma alternativa de renovação na política luminense. Ele garante que seu projeto político segue firme e convicto de que é a melhor opção e que a utilização indevida de sua imagem é uma demonstração clara do seu crescimento político por representar a verdadeira mudança.

Perfil

Francisco Luís da Silva Neto, de 55 anos, nasceu Macapá, no estado do Amapá. Ele é formado em ciências contábeis na Universidade Ceuma, com especialização em magistério superior pela mesma faculdade. O convidado também possui especialização em gestão de empresas pela FGV.

Ele chegou ao Maranhão em 1989 e mudou-se para a comunidade Mocajituba, em Paço do Lumiar. Trabalhou no setor bancário por vários anos e depois se tornando empresário da rede Feijão de Corda. Em 2019, foi premiado pela Assocciação Comercial do Maranhão (ACM) como empresário do ano. Atualmente presidente do Sindicato dos Bares e Restaurantes (SindBares) com grande atuação no turismo e comércio do Estado. A candidata a vice-prefeita é Nathalia Dutra (REDE SOLIDARIEDADE).

E é graduada em Engenharia Agronômica, formada pela Universidade Estadual do Maranhão (UEMA), e aprovada em concurso público do município de Paço do Lumiar em 2014, já atuou também na Secretaria Estadual de Meio Ambiente.

Em Paço do Lumiar, durante o período de seu funcionalismo público, trabalhou na Secretaria de Agricultura e depois foi cedida à Secretaria de Meio Ambiente, onde participou de projetos importantes para a cidade, como o Horta Escolar e no fechamento do lixão do Iguaíba.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.