Convergência de Mídias

Mirante FM consolida audiência do rádio em tempos de Quarentena

Para o coordenador de programação da Mirante FM, Evandro Costa, destaca o poder do rádio e fala das ações da Mirante FM destacando a interação entre os locutores e o ouvinte pelo Aplicativo gratuito da emissora.

Pedro Sobrinho/Jornalista

Atualizada em 27/03/2022 às 10h56
Equipe de profissionais da Mirante FM
Equipe de profissionais da Mirante FM (Divulgação)

Durante o período de isolamento social, decorrente da pandemia do novo coronavírus no Brasil e no mundo, uma pesquisa realizada pela Kanter IBOPE Media, afirmou que a audiência nas estações de rádios aumentou consideravelmente nesse momento.

Os dados obtidos através de diversas entrevistas mostram que 71% estão consumindo a mesma quantidade ou mais de conteúdo radiofônico. Além disso, outros 20% afirmaram estarem mais plugados com o rádio.

Durante o questionário, 52% das pessoas disseram que escutam o rádio para ouvir música, 50% para se distrair, 43% para se informar sobre os últimos acontecimentos gerais, 23% para se informar sobre o Covid-19 e 10% porque tem mais tempo livre.

O que favorece mais ainda o rádio é a facilidade em ouví-lo. A comunicação está presente em toda a rede via internet, aplicativo ou então pelo próprio rádio (objeto). No top 3 de plataformas, 84% revelaram ouvir pelo Dial: AM/FM, 19% pela internet e 12% por transmissões no YouTube.

Dinâmica e Ativa

A Mirante FM segue esta tendência dinamizando a sua programação tendo como aliada a internet e suas plataformas de streaming. Desde que foi anunciado no Brasil a pandemia global do Novo Coronavírus, a COVID-19, o coordenador artístico da emissora, Evandro Costa, acionou a equipe de profissionais para uma grande mobilização na programação. De quarta a sexta, das 21h às 22h, os locutores da Mirante FM revezam com uma programação variada para uma conexão com os ouvintes da Mirante FM pelo Aplicativo gratuito da Mirante FM.

Para Evandro Costa, o momento é de preocupação com a crise da pandemia, mas otimiza afirmando o poder que o rádio tem, principalmente, neste momento crítico por qual passa o planeta com a crise sanitária. Ele destaca o crescimento da audiência da rádio e dos efeitos positivos que a Mirante FM conquistou nesta conjuntura.

- Na realidade o rádio é um veículo que se sobressai em todo momento de grandes crises. A audiência do rádio aumentou nessas duas últimas semanas 19% de audiência. É muita coisa. Só para você ter uma ideia o Spotify teve uma retração de 8% neste período de confinamento. Isto quer dizer que o rádio é o veículo de comunicação que mais cresce em mídias neste momento de crise. E a Mirante FM sempre ligada, hoje, principalmente saindo na frente com suas redes sociais bastante ativa, o que uma coisa liga a outra. A gente lançou neste período de quarentena um produto extremamente digital, um produto inédito no mercado, que são as "lives" do APP, feitas apenas para o aplicativo da Mirante FM. Isso faz com que a interatividade que o locutor tem como sua legião de ouvintes fique em casa e curta o nosso aplicativo. Com certeza aumentamos mais de 300% nossa audiência de downloads e, consequentemente, a rádio ganha com isso. O momento é preocupante no mercado, mas acreditamos que a rádio com a força que tem e a Mirante, especiaficamente, com a equipe exemplar que tem, vamos dar a volta por cima. É o que esperamos - enfatiza.

Saiba quem disputa as eleições em São Luís.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.