Teatro José de Alencar

Tutuca Viana começa temporada de shows do Avessa Manhã pelo Festival de Jazz e Blues de Guaramiranga, no Ceará

Além de Fortaleza, o show do cantor e compositor maranhense vai percorrer as seguintes capitais brasileiras: Belém (PA), Rio de Janeiro (RJ), São Paulo (SP) com encerramento em São Luís, dia 27 de março.

Pedro Sobrinho/Jornalista

Atualizada em 27/03/2022 às 10h56
Tutuca acompanhado dos filhos Leonardo e Rômulo Viana. Foto: Google/Arquivo
Tutuca acompanhado dos filhos Leonardo e Rômulo Viana. Foto: Google/Arquivo (Tutuca Viana)

O cantor e compositor maranhense, Tutuca Viana, vai alegrar com a sua "Avessa Manhã", o 21º Festival de Jazz e Blues de Guaramiranga, na edição de Fortaleza, dia 29 de fevereiro, no Teatro José Alencar, na capital cearense. No trabalho de divulgação do disco, ele irá mostrar canções deste álbum, além de outras músicas compostas ao longo da carreira e de grandes nomes da MPB.

Em entrevista ao Plugado, na Mirante FM, o músico falou sobre o convite que recebeu para iniciar a turnê do disco no Festival de Guaramiranga e do que representa o evento para ele também como produtor cultural. Tutuca Viana é o grande responsável pela difusão do jazz, como realizador do Lençóis Jazz & Blues Festival.

- Felizmente, vamos correr alguns estados brasileiros para mostrar o CD Avessa Manhã. E o que legal pra mim começar pelo Festival de Jazz e Blues de Guaramiranga. O festival serviu de inspiração pra gente criar o Lençóis Jazz e Blues Festival no Maranhão. Quanto ao disco, estava adiando a circulação há três anos, quando tive o projeto aprovado pela Lei de Incentivo à Cultura do governo do Estado. Por conta da responsabilidade em realizar o festival em São Luís e Barreirinhas fiquei quase dez anos sem gravar. Consegui fazer o Avessa Manhã em 2017 e lancei em 2018. E como tudo tem seu tempo, só agora consigo circular com ele pelo país. Vamos começar no circuito do Festival de Jazz em Fortaleza, pra mim foi uma grata surpresa e muito importante o convite feito pela produção do festival. Será no dia 29 de fevereiro, no Teatro José de Alencar. Terei a participação de Gildomar Marinho e do gaitista brasiliense, Pablo Fagundes. Depois iremos para Belém (PA), Rio de Janeiro (RJ), São Paulo (SP) e encerramenos em São Luís. Para cada show do disco, teremos convidados - esclarece.

Durante a temporada de shows, Tutuca será acompanhado por Marcelo Carvalho (piano), Luiz Júnior (violão sete cordas e guitarra), Nataniel Fofo (bateria), além de Nema Antunes, baixista de Ivan Lins, e do filho, Rômulo Viana, guitarra.

- Vou contar com time de instrumentistas maranhenses maravilhosos nesta turnê. Tem, ainda, Nema Antunes, baixista de Ivan Lins, integrando o time. Além da experiência desses músicos, conto com a presença do meu filho Rômulo Viana, na guitarra. Tô curtindo muito isso. Tenhos dois filhos musicais. Comecei a enxergar isso dentro de casa. Dá uma liga, um gás, aprender com essa galera mais jovem. A juventude é importante dentro da música. Algumas pessoas não entendem, mas essa galera jovem é mais livre. Apesar de uma certa idade, eu curto isso. Considero saudável. Como músico e produtor de festival, tenho ouvido as coisas novas da música, tenho minhas críticas, mas procuro estar antenado.

Para Rômulo Viana, tocar com o pai é uma satisfação e a relação com músicos experientes revebera como aprendizagem musical.

- Estou acostumado a tocar com a galera mais nova, a galera da minha idade. Então, para mim tocar com meu pai e participar desta turnê é diferente do usual. Tocar com pessoas do meio mais velho, que está mais tempo na estrada é uma boa experiência. Recebo algumas críticas, mas é bacana. Com o tempo a gente aprende a conciliar as linguagens musicais diferentes. E tocar com meu pai é um privilégio, ter este momento de pai e filho dividindo a música, a arte - declara.

Convidados

Um dos destaques da turnê de Avessa Manhã serão os convidados especiais em cada cidade. Na capital cearense, os artistas Gildomar Marinho (maranhense, mas mora em Fortaleza) e Pablo Fagundes (brasiliense), cantam com Tutuca Viana no palco do Festival de Jazz e Blues de Fortaleza. Já em Belém, Nilson Chaves, Delcley Machado e Salomão Habib dividem canções com o artista maranhense.

No Rio de Janeiro, Zé Américo, César Nascimento, Zé Renato (conhecido nacionalmente por integrar o grupo Boca Livre) e Gabriel Grossi comandam as parcerias musicais ao lado de Tutuca Viana. Em São Paulo, Arismar do Espirito Santo e Filó Machado sobem ao palco para dividir algumas canções com o artista maranhense – e o show ainda contará com uma atração surpresa.

A turnê encerra na capital maranhense, com show no próximo dia 27 de março, com abertura do DJ Pedro Sobrinho e uma homenagem ao Dia do Teatro, com recital de cordel por Moisés Nobre, além de convidados especiais – que serão divulgados em breve. A entrada neste dia será 1 Kg de alimento não perecível por cada ingresso – os alimentos arrecadados serão destinados a uma instituição carente.

Na turnê de Avessa Manhã, Tutuca Viana será acompanhado dos músicos Luís Jr. Maranhão (Guitarra, violão de sete e viola), Rômulo Rodrigues (Guitarra e Violão), Marcelo Carvalho (Piano), Nena Antunes (Baixo) e Nataniel Fofo (Bateria), além do próprio Tutuca Viana na voz e violão.

Vale destacar algumas curiosidades: o músico Renato Serra assume os teclados nos shows de Belém e São Paulo; no Rio de Janeiro e em Fortaleza, Marcelo Carvalho será o pianista oficial; e o artista Bebê Kramer se apresenta com acordeon no show único de SP.

O show de circulação do disco “Avessa Manhã” de Tutuca Viana tem o patrocínio do Governo do Maranhão e Cantinho Doce, através da Lei Estadual de Incentivo à Cultura.

Confira os locais e datas das apresentações:

- 29 fevereiro, no Festival de Jazz e Blues de Fortaleza, no Teatro José de Alencar;
- 7 de março, na Arena Cultural da Funbel, antigo Memorial dos Povos, em Belém;
- 10 de março, no Teatro Solar de Botafogo, Rio de Janeiro;
- 13 de março, no Teatro Brincante-Vila Madalena, em São Paulo;
- 27 de março, no Bar Fanzine, Beira Mar, São Luís.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.