Como um programa que abraça todas as tribos e a diversidade sonora, o Plugado, na Mirante FM, teve o privilégio de apertar "o play" nas faixas, "LÁ VAI" e "MESTRE É MESTRE", do CD Resistência, do Boi da Liberdade, quinto trabalho da brincadeira fundada pelo Mestre Leonardo em 1956.
O lançamento do disco, será na sede do batalhão, neste sábado, dia 4 de maio no primeiro ensaio geral deste ano.
E para falar do disco, Regina Avelar, filha do mestre Leonardo, esteve no estúdio da emissora, acompanhada do Seu Betinho, Zé Alberto e do percussionista Luiz Cláudio, responsável pela produção e direção do trabalho.
O disco é o primeiro do selo da Zabumba Records, criado por Luiz Claudio pra promover, resgatar e registrar a cultura popular maranhense, e sai em parceria com a Na Music, gravadora de Belém. O batalhão da Liberdade não lançava nenhum trabalho há quase 10 anos. O primeiro saiu em vinil, em 1988, produzido por Chico Maranhão. Depois, vieram três CDs, em 2002, 2007 e 2010. O Boi de Leonardo está comemorando 63 anos em 2019.
- Resistência é o resgate das principais toadas do Boi da Liberdade, trazendo 15 composições, gravados no selo Zabumba Records, criado este ano por mim. É o meu primeiro trabalho com o Boi de Leonardo. Foi gravado em parceria com a Na Music, de Belém - explica Luiz Cláudio.
Resistência
Indagada sobre a concepção do disco e o significado de ver as toadas do Boi da Liberdade concretizadas em disco, Regina Avelar, agradeceu pela oportunidade de ver as toadas do disco Resistência e do sotaque do boi de zabumba tocando com exclusividade numa emissora de rádio literalmente comercial, como a Mirante FM.
– Fico agradecida em ver o boi no sotaque de zabumba tocando no rádio, Para mim é a realização de um velho sonho, ver algumas das principais toadas de meu pai e de outros cantadores num disco e estar nele, também, participando e cantando. Adorei o resultado do trabalho, acho que Leonardo ficaria feliz com esse registro – afirma Regina de Leonardo, diretora do Boi da Liberdade, um dos mais representativos do sotaque de zabumba do Maranhão.
Sobre o processo de gravação do disco, Regina elogiou e define como um 'laboratório musical montado na sede do boi de Leonardo".
- Ficamos mais de dez anos sem gravar. Enfim, foi um provocação feita pelo Luiz Cláudio, como produtor e diretor do trabalho. Mediante a provocação houve esta oportunidade, O interessante é que este registro não foi feito em estúdio. Ele aconteceu na própria casa de Leonardo. Montamos um laboratório na sede do boi para que todos os brincantes ficassem à vontade. O disco é natural, as pessoas conversam, ouve-se ruídos. É um trabalho em que a gente fortalece o legado deixado pelo mestre Leonardo. É um momento maravilhoso ! Nós temos um produto para ser comercializado nos arraiais. Espero que as pessoas gostem ao ouvir - assegura.
Legado
O disco faz um resgate das principais toadas do Boi da Liberdade, trazendo 15 composições: sete de Zió (João Vieira), cinco de Mestre Leonardo, uma de Zé Pretinho, uma de Chico Coimbra e uma Carlinhos de Carutapera, além da participação da filha de Leonardo, Regina Avelar, que canta em duas faixas.
Uma frase para definir o Boi da Liberdade, Regina afirma que o "Boi de Leonardo é a cara do bairro da Liberdade. É um grupo referência na comunidade".
- Se o Boi de Leonardo não fosse no bairro da Liberdade, não seria o espetáculo que ele é - complementa.
Serviço:
RESISTÊNCIA
CD Boi de Leonardo – Zabumba da Liberdade
Lançamento dia 4 de maio – no primeiro ensaio do Boi em 2019
Local: Sede do Boi da Liberdade
Rua Alberto de Oliveira, n° 150 – Liberdade; CEP 65 035-010
Realização: Ponto de Cultura Mestre Leonardo e Ribamar Produções
Patrocínio: Cultura Viva – Ministério da Cultura
Produção Executiva: Marla Silveira
Saiba Mais
Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.