Carnaval

Milton Gadelha fala sobre a história, desafios e resistência da Banda Bandida em 20 anos

Com o lema "Muita Saliência e Nenhuma Violência, a Bandida leva mistura de ritmos e sotaques para o Carnaval de Rua do Maranhão.

Pedro Sobrinho / Jornalista

Atualizada em 27/03/2022 às 10h56
Milton Gadelha, um dos criadores da Banda Bandida.
Milton Gadelha, um dos criadores da Banda Bandida. (Milton Gadelha)

Milton Gadelha, um dos criadores da banda Bandida, referência e Resistência Cultural no Carnaval de Rua, em São Luís, esteve na edição do domingo (10/1), no Plugado, na Mirante FM, onde comentou sobre a história, desafios enfrentados pela brincadeira em 20 anos de existência, maioridade e dona dos seus atos..

A banda que propaga que “nasceu em 8 de setembro de 1612”, ou seja desde que São Luís foi fundada, se apresenta com tudo que tem direito, inclusive sua icônica e gigantesca boneca de pano.

Atrás do Trio Elétrico

No “Pré-Carnaval de São Luís, a Bandida se concentra aos sábados, até 23 de fevereiro, a partir das 16h, na Fonte do Ribeirão, no Centro Histórico de São Luís, onde sai em cortejo pelas ruas da cidade.

No repertório, canções marcadas pelos antigos carnavais, marchinhas e frevo. O cortejo dos sábados é animado por 22 músicos.

Com o lema "Muita Saliência e Nenhuma Violência", a banda bandida leva mistura de ritmos e sotaques.

Resgate da Rua

A banda bandida é uma das pioneiras no resgate do Carnaval de Rua do Maranhão com seu tradicional cortejo pelo Centro Histórico de São Luís, e se estende a outras cidades maranhenses.

Todas as Tribos

Para Milton, a banda bandida foi criada para agregar todas as classes sociais.

- São 20 anos na estrada. A banda foi criada em 1999, e contou com a participação de vários amigos reunidos na Praia Grande. De repente passa uma bandinha com as meninas da 28 de Julho. Um olha para o outro, vamos fazer uma banda ? Alguém diz e a gente não sabe quem foi, cita: Bandida. Colou e estamos até hoje sofrendo, inovando para se manter viva no Carnaval do Maranhão. A bandida é cheia de amigos, aberta, feita para todas as classes sociais - destaca.

Maranhensidade da bandida

Segundo Milton, a Bandida leva a sua animação, além do Estreito dos Mosquitos.

- Temos apresentação no município de São Bernardo, agora, dia 22 de fevereiro, estamos com o bloco Bagaceira. E nos quatro dias Gordo do Carnaval estaremos em Caxias, que já é uma tradição da banda com a população caxiense - ressalta.

Miltinho destaca que para brincar no bloco, basta vestir a fantasia. "Venha com a gente nessa folia em 2019. estamos aí cheio de gás para este carnaval. Vamos com tudo", ressalta Milton.

Saiba quem disputa as eleições em São Luís.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.