Plugado

Gill Enes anuncia temporada de shows da Raiz Tribal em Floripa e Porto Alegre

Durante o bate-papo, o vocalista da banda maranhense, Raiz Tribal, apresentou o "single" Ei, Johnny, que também ganhou clipe.

Pedro Sobrinho / Jornalista

Atualizada em 27/03/2022 às 10h56
Gill Enes, vocalista da banda Raiz Tribal, no estúdio da Mirante FM, a rádio Toda Sua.
Gill Enes, vocalista da banda Raiz Tribal, no estúdio da Mirante FM, a rádio Toda Sua. (Divulgação)

Gill Enes, vocalista da banda maranhense, criada em São Paulo, Raiz Tribal, anunciou temporada de shows em Floripa (SC) e Porto Alegre (RS) para o segundo semestre de 2018.

Durante bate-papo com o jornalista Pedro Sobrinho, na edição do Plugado, desse domingo (2/3), ele apresentou a canção "EI, JOHNNY", com a participação de Jahgun, faz parte do primeiro EP da banda.

O clipe do "SINGLE" foi gravado em São Luís e conta com várias referências ao reggae e à cultura local. A direção, produção e fotografia do videoclipe são assinadas pela Mago Filmes.

Indagado sobre a temporada de shows fora da ilha, Gill foi categórico em dizer que viajar é preciso.

- São 16 aninhos de Raiz Tribal, três discos lançados e vários shows feitos em São Luís. É necessário se reciclar, dar um "time" do teu lugar e respirar novos ares. A gente tá com shows agendados para o segundo semestre para Floripa e Porto Alegre. Temos, ainda, um convite para tocar em Portugal - esclarece.

Quanto a agenda local, a Raiz Tribal faz show nesta sexta-feira, 30 de março, na reabertura da casa de reggae, CHAMA MARÉ, na Ponta D''''Areia, com participações dos 'deejays' Andrezinho Vibration e Nega Glícia.

Biografia

A banda Raiz Tribal tem como herança a paixão pelo reggae vinda de uma das principais bandas de reggae do país, a maranhense Tribo de Jah. Gil Enes e Keké Enes são os filhos do guitarrista e vocalista Netto Enes e Leo Rabelo, é filho do baixista e vocalista Aquiles Rabelo, ambos músicos da Tribo de Jah.

De pai para filho e depois para os palcos a fora, assim é a trajetória da banda, que começou em 2001 em Guarulhos – São Paulo e que fez o caminho de volta para São Luís – MA para não perder os laços com a raiz musical maranhense. Mesmo com a influência direta da Tribo de Jah, a Raiz Tribal nesses 16 anos de carreira conquistou a própria identidade, tocou ao lado de bandas nacionais e internacionais consagradas e ganhou reconhecimento e admiração de quem toca reggae no país.

O primeiro CD – Sintonia foi gravado em 2005, Guarulhos – SP. O segundo CD –Reggaeraggarootsskadub foi gravado em 2007, São Paulo – SP. E terceiro CD – NOVAS TRILHAS foi gravado em 2014, São Luís – MA, no qual o repertório foi escolhido a dedo para compor junto a participações especiais em homenagem aos mais de 400 anos de São Luís. O CD – Novas Trilhas, conta com grandes nomes da música brasileira assim como Zeca Baleiro na música “A Ilha”; música em homenagem a São Luís, Fauzi Beydoun (Tribo de Jah) na “Quando o São João Chegar”; releitura da música de autoria do mesmo que se refere a cultura regional e ao estado do Maranhão e a participação de Nengo Vieira na música “Terra Prometida”.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.