Mirante FM

Anna Torres: a boa filha à casa torna e canta no Acústico Na Mira

Maranhense, nascida em Lago da Pedra, Anna Torres também conversa sobre a sua agenda, projetos musicais em ação

Pedro Sobrinho / Mirante FM

- Atualizada em 01/09/2026 às 23h51

A boa filha sempre à casa torna. A cantora, compositora e instrumentista maranhense Anna Torres, natural do município de Lago da Pedra, residente na França há 26 anos, está de volta à São Luís e aceitou o convite para participar do Acústico Na Mira, deste domingo (4/9), das 15h às 17h na Mirante FM. Ana Torres transita pela MPB, jazz, samba, ritmos maranhenses e nordestinos, acumulando dezenas de álbuns e projetos gravados ao longo de sua trajetória artística. Essa sua versatilidade musical, o currículo extenso e intenso fizeram dela uma maranhense que corre o mundo.

“Participei da Fashion Week de Londres cantando a música ”Soul de Funk Este desfile foi focado em moda inclusiva e contou com a participação de modelos com deficiência.  Também participo em outubro de lançamento, durante um mês, pelo Brazilian Times, nos Estados Unidos., a imprensa vai difundir o desenho animado “A Cigarra Autista”, em inglês" ressalta.

Anna Torres é a atração deste domingo (4/9), do Acústico Na Mira, na Mirante FM. Foto: Divulgação
Anna Torres é a atração deste domingo (4/9), do Acústico Na Mira, na Mirante FM. Foto: Divulgação

Desafios e Conquistas

Ao longo de mais de três décadas de carreira, levou a música brasileira para diversos países, construindo uma trajetória entre o Brasil, a Europa e outros palcos internacionais. Mas essa sua história começou de maneira muito diferente. Segundo a artista, tudo começou em São Luís do Maranhão, com sonhos, determinação e muitas portas fechadas.

Anna chegou, ainda, jovem a São Luís e, aos 14 anos, já morando na rua da Cerâmica, no João Paulo, começou a se apresentar e a buscar seu espaço na música. Uma de suas primeiras experiências foi uma homenagem ao grupo Dominó, apresentada no programa Maranhão TV, de Zé Raimundo. 

Ela começou profissionalmente cantando em bandas de baile de São Luís. Foi no MPM de Cara Nova nasce o single “Essência de Ser”, considera por ela, uma experiência inesquecível marcando uma nova etapa em sua trajetória artística. Anna participou do projeto MPM de Cara Nova, ao lado de grandes nomes da música maranhense, como Célia Sampaio, Regina de Oliveira e Salomão de Pádua. O lançamento de “Essência de Ser”, marca uma nova etapa em sua trajetória artística. Anna também fez a abertura do show de João Bosco, no Convento das Mercês, cantando Bossa Nova.

"Aconteceu ali um episódio que marcou a minha vida para sempre: Anna foi vaiada do início ao final da apresentação. Em vez de desistir, essa experiência acabou se transformando em mais uma prova de resistência e determinação em minha trajetória. A decisão de sair do Maranhão para estudar música. Em 1992, tomei a decisão importante de ir morar em São Paulo para estudar música" lembra.

“Soul Brasileira Jazz” — o novo show

Atualmente, Anna apresenta seu novo espetáculo, “Soul Brasileira Jazz”. O show une samba, jazz, soul, funk e ritmos brasileiros, criando uma ponte entre a música maranhense e o jazz internacional. O show será apresentado em importantes espaços parisienses, como Le Son de la Terre e La Dame de Canton.

No repertório, Anna homenageia grandes mulheres e grandes mestres da música, interpretando artistas como Tania Maria e Nina Simone, além de trazer novamente a obra de João do Vale.

“A Cigarra Autista” — arte como linguagem da inclusão

Um dos projetos mais importantes de sua trajetória como artista é o projeto “A Cigarra Autista”. Inspirado em sua própria história e em sua experiência como mãe atípica, o projeto nasceu da música e se transformou em livro, audiobook, filme e uma grande mensagem de inclusão através da arte. O filme será lançado em nove idiomas e chegará a mais de 150 salas de cinema no Brasil, durante os meses de setembro e outubro, pelo Cinesystem. Durante o mês de outubro, o projeto também será exibido na TV Brazilian Times. O projeto terá ainda um lançamento especial em Nova York, no Center for Family Support — CFS.

MOVIMENTE — o retorno a São Luís

É muito simbólico que, depois de tantos anos levando o Maranhão para o mundo, Anna esteja agora retornando a São Luís para participar do MOVIMENTE, nos dias 19 e 20 de setembro. Será uma oportunidade de apresentar seu trabalho, falar sobre inclusão, arte e diversidade e, principalmente, reencontrar o público maranhense.

"O diagnóstico do autismo da minha filha Marianna, me inspirou a criar o projeto da Cigarra Autista, foi realmente um grito de socorro. No inicio me senti extremamente sozinha, uma luta solitária. Mas  o fato de viver na França há mais de duas décadas me deu uma visão profundamente intercultural da arte e da comunicação. Isso influenciou diretamente a criação de A Cigarra Autista, em varios idiomas, porque percebi que a mensagem sobre o autismo precisava ultrapassar fronteiras, idiomas e culturas. A França, com sua forte tradição artística, também me ajudou a estruturar o projeto com um olhar mais universal e cinematográfico", revela.

Receba também as principais notícias do Maranhão, do Brasil e do mundo diretamente no seu e-mail. Cadastre-se gratuitamente no Imirante.com e ative a opção "Receber conteúdos por e-mail" para acompanhar a Newsletter do Imirante.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.