Retomada do Trem das Onze com lançamento do videoclipe de Deixa Levar
Com mais de quatro décadas de existência, o grupo de samba “Trem das Onze” lança o seu primeiro videoclipe com direção executiva de Ingrid Barros e direção de fotografia de Pablo Monteiro. O lançamento será nesta quinta-feira (24), no Lampiões Boteco
Será lançado nesta quinta-feira (24/4), às 21, no Lampiões Boteco, no Centro Histórico de São Luís, o videoclipe "Deixa Levar" do grupo de samba Trem das Onze. A produção marca um momento histórico de retomada das atividades do grupo, reunindo samba de partido alto autoral e uma estética audiovisual enraizada na boemia do centro de São Luís.
Em entrevista ao Plugado na noite desta segunda-feira (20/4), Ingrid Gomes, diretora do videoclipe, e Pablo Monteiro, produtor executivo e diretor de fotografia do videoclipe, falaram da importância da gravação da retomada do grupo Trem das Onze, com mais de quatro décadas de existência. Além de destacar sobre o processo de criação do videoclipe, a dupla comentou sobre Deixa Levar, composição de Quirino do Cavaco, em parceria com Inácio Pinheiro, arranjos de Marlon Reis, do grupo Samba de Reis.
"Deixa Levar" é uma composição de Quirino do Cavaco em parceria com Inácio Peixoto, com arranjos de Marlon Reis. A letra narra o conflito entre um casal em separação recente e a disputa pelos bens acumulados durante a relação. A história se divide em três eixos: o destino, a superação e o conselho, encerrados por um diálogo entre Marlon Reis e Quirino do Cavaco que sela a faixa com humor e sabedoria popular. O videoclipe foi concebido como uma janela para a boemia e a identidade ludovicense. A letra ditou o cenário: bares, casas e ruas do Centro Histórico de São Luís são as locações principais. A estética visual dialoga com a memória do samba brasileiro, referenciada nas capas de vinil de samba das décadas de oitenta e noventa, nos retratos de botequins e na vida cotidiana das periferias urbanas. A trama é protagonizada por três personagens centrais, a Mulher, o Marido e o Amigo. A letra da música se mistura ao conselho de amigo, conferindo ao clipe um caráter espontâneo. Em cenas intercaladas, a banda Trem das Onze em formação completa, Marlon Reis, Quirino, Niltinho, Moreno, Robertinho, Alan e Benivaldo, aparecem em momentos de apresentação, costurando a narrativa com a participação coletiva do grupo", explica Ingrid Barros. O lançamento acontece um dia após o Dia de São Jorge (23) figura marcante nas rodas de samba em todo brasil, associado à fé, proteção e resistência. Em "Deixa Levar", a música aconselha quem está na batalha de uma separação a levantar a cabeça e seguir em frente. Não à toa, a imagem de São Jorge tem participação central no visual do clipe", complementa Pablo Monteiro.
Sobre o Trem das Onze
Fundado em 1983 pelo violonista Luiz Carlos Souza Monteiro, o Lula Bossa, sob o nome de Banda Melodia, o grupo passou a se chamar Trem das Onze em 14 de agosto de 1987. Ao longo de mais de quatro décadas, o grupo reuniu músicos de diversas gerações em torno de preservar e difundir as raízes do samba brasileiro por meio de composições próprias e de autores maranhenses.
Com um formato de apresentação coletiva que valoriza a música cantada em coro, o Trem das Onze carrega no repertório décadas de história viva do samba. O grupo teve a honra de acompanhar artistas de renome nacional, como Bezerra da Silva e Noite Ilustrada.
Uma produção com propósito
O videoclipe "Deixa Levar" é um ato de resistência cultural. A produção reuniu uma equipe de vinte pessoas, com formação majoritariamente negra em todas as suas fases. O projeto dignifica artistas da velha guarda ludovicense e aposta em uma obra audiovisual de grande impacto, acessível tanto em sua estrutura de distribuição quanto na leitura pelo público em geral. A realização é da BICHO D’ÁGUA FILMES, produtora audiovisual sediada em São Luís do Maranhão, criada em 2016, que atua como plataforma de pesquisa e produção audiovisual.
Programação do lançamento
O lançamento de "Deixa Levar" será celebrado com uma noite especial no Lampiões Boteco, São Luís, no dia 24 de abril. O espaço receberá estrutura de projeção e som para a exibição.
21h — Lançamento oficial do videoclipe "Deixa Levar"
21h30 às 00h00 — Apresentação ao vivo do Trem das Onze
Com participações especiais de:
• Carlinhos Arafé
• Zeca do Cavaco
• Neto Peperi
Serviço
Evento: Lançamento “Deixa Levar” - Trem das Onze
Data: 24 de abril (sexta)
Horário: 21h
Local: Lampiões Boteco | Entrada: Gratuita
Realização: Bicho D’Água Filmes e Grupo Trem das Onze
Saiba Mais
- Zeca Baleiro faz 60 anos: conheça suas músicas mais tocadas no Brasil
- Zeca Baleiro transforma sua trajetória em autorretrato no projeto “Zeca 60”
- R&Black: resgata a essência da música feita com alma
- Zeca Baleiro lança single duplo com a mineira Vanessa Falabella
- Monalisa é o nome do novo single de Frimes
Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.