Festas, férias, volta às aulas, impostos e parcelas acumuladas: o começo do ano pesa no bolso do brasileiro. Para falar sobre planejamento e evitar dívidas, o presidente do Conselho Regional de Economia do Maranhão, economista Roberto Matos, reforça que a organização é fundamental.
“Tanto a pessoa que tem alta renda ou baixa renda, ninguém esta imune ao endividamento. Então a gestão do seu orçamento é fundamental e muitas vezes as pessoas cuidam de um departamento financeiro mas não cuidam das suas finanças pessoais.” alerta o economista.
Entre as orientações, ele destaca a importância da reserva de emergência, essencial para enfrentar imprevistos sem recorrer a empréstimos ou ao cartão de crédito, um dos principais vilões do orçamento quando mal utilizado. Outro alerta é não confundir receita eventual com renda fixa, especialmente para quem trabalha com vendas ou atividades variáveis.
O economista também chama atenção para decisões por impulso e gastos não essenciais, que podem gerar um efeito rebote nas contas. A recomendação é conhecer seus limites: saber quanto ganha, quanto gasta e adaptar hábitos, inclusive substituindo produtos quando houver alta de preços.
As apostas online também entram no radar como problema social. Entre as pessoas que declararam essa prática, 35% estão endividadas.
O Conselho está com a campanha “Proteja o seu Bolso”, voltada à educação financeira de micro e pequenos empreendedores, pessoas em situação de vulnerabilidade e egressos do sistema prisional, em parceria com a Defensoria Pública.
A proposta é incentivar um recomeço estratégico: menos decisões impulsivas e mais organização. Com planejamento e disciplina, é possível transformar o restante do ano em um período de estabilidade e realização.
Jubileu de ouro
Em 2026, o Conselho Regional de Economia do Maranhão celebra 50 anos de atuação. O jubileu de ouro contará com uma agenda pública intensa, incluindo posse no dia 10 de fevereiro, na Fecomércio, e homenagem na Assembleia Legislativa do Maranhão (ALEMA), no dia 16 de março, reforçando o compromisso da instituição com a educação financeira e o desenvolvimento econômico do estado.
Saiba Mais
- Financiamento de veículos no Brasil cresceu 9,2% em janeiro
- Atividade econômica brasileira cresceu 2,5% em 2025
- Tesouro Nacional paga R$ 257,7 mi em dívidas de estados e municípios em janeiro
- Dólar sobe para R$ 5,24 em meio a tensões entre Estados Unidos e Irã
- Mercado reduz previsão da inflação para 3,95% este ano
Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.