Deixa Eu Te Contar

Guarnicê realiza 49ª edição em 2026

o Festival Guarnicê de Cinema recebe inscrições gratuitas até 22 de fevereiro para longas, curtas e videoclipes.

Mirante FM

Um dos festivais mais tradicionais do país, o Festival Guarnicê de Cinema chega à sua 49ª edição em 2026, reafirmando seu papel como uma importante política cultural da Universidade Federal do Maranhão (UFMA). O evento se consolida como plataforma de divulgação e difusão da produção audiovisual maranhense, ampliando seu alcance para todo o território nacional.

Entrevista com Roselís Barbosa, diretora do Festival Guarnicê de Cinema e diretora de Assuntos Culturais da UFMA
Entrevista com Roselís Barbosa, diretora do Festival Guarnicê de Cinema e diretora de Assuntos Culturais da UFMA

A diretora do festival e diretora de Assuntos Culturais da UFMA, Roselís Barbosa, participou do programa Deixa Eu Te Contar e destacou a relevância do Guarnicê no cenário audiovisual brasileiro. Segundo ela, o festival mantém suas raízes locais, mas possui uma projeção cada vez maior no país.

“ O festival Guarnicê ele é um festival com identidade maranhense mas com alcance nacional muito forte, a ponto de nós termos um número de inscritos de todas as regiões do país todos os anos. No ano passado pra você ter ideia nós tivemos mais de 1500 produções inscritas no festival Guarnicê.”, disse a diretora.

O Festival Guarnicê de Cinema tem como objetivo difundir a produção audiovisual e promover o intercâmbio entre realizadores, com destaque para obras de países de língua portuguesa. A programação inclui Mostras Competitivas, Mostras Paralelas, Mostras Especiais, ações formativas e o Seminário Acadêmico Ciência Cine Guarnicê.

Além das mostras competitivas regulamentadas em edital, o festival também conta com as Mostras Faz Todo Sentido, Jogos Digitais e Universitária, que possuem regulamentos próprios e serão divulgados separadamente pela organização do evento.

As inscrições são gratuitas e seguem abertas até o dia 22 de fevereiro de 2026, exclusivamente de forma on-line, por meio do site guarnice.ufma.br. Podem participar realizadores brasileiros maiores de 18 anos, com filmes de longa-metragem, curta-metragem e videoclipes, sobre quaisquer temas.

A 49ª edição reforça o compromisso do Festival Guarnicê com a valorização do cinema maranhense e brasileiro, promovendo visibilidade, formação e troca de experiências entre profissionais e estudantes do audiovisual.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.