Troca de Ideia

A Cerveja Explica! Uma Terapia de Botequim celebra a potência gastronômica da cerveja pelo olhar feminino

Com humor e informação, a websérie inédita conduz o público por roteiros culturais e gastronômicos do interior paulista, quebrando estigmas, valorizando as histórias femininas e a cultura das cervejas. E quem afirma Cilene Saorin, sommelier.

Pedro Sobrinho / Jornalista

Atualizada em 26/09/2025 às 11h04

Estreou no último dia 17 de setembro para todo o Brasil a websérie documental A Cerveja Explica! Uma Terapia de Botequim, produzida pela Bruta Flor Filmes. Com uma abordagem leve, divertida e informativa, a série conduz o público por um roteiro que une cerveja, cultura, turismo e gastronomia, sob o olhar de duas mulheres apaixonadas pela bebida.

Cilene Saorin, mestre cervejeira, sommelier e referência neste universo conversando sobre a websérie no Plugado na Mirante FM. Foto: Divulgação
Cilene Saorin, mestre cervejeira, sommelier e referência neste universo conversando sobre a websérie no Plugado na Mirante FM. Foto: Divulgação

No enredo dos 10 episódios lançados semanalmente, Cilene Saorin, mestre cervejeira, sommelier e referência neste universo, e Laíza Dantas, atriz e entusiasta do tema, percorrem diferentes cidades do interior paulista. A dupla apresenta roteiros gastronômicos surpreendentes, explorando a vasta cultura cervejeira em seus contextos históricos e sociais. A narrativa mistura informação e humor, convidando os espectadores ao consumo consciente, inteligente e responsável.

A bebida é colocada como a protagonista da mesa. Ao longo dos episódios, a cerveja, em seus mais de 150 estilos, é reapresentada ao público em suas complexidades sensoriais e versatilidades.  Evocando os diferentes estilos e harmonizações da bebida, ela é combinada com pratos tradicionais como, por exemplo, o peixe de rio com cítricos e farofa de banana e o baião de dois e também com sobremesas como pudim de leite e o mousse de chocolate branco com frutas vermelhas.

Em cada episódio, a websérie combina a história e as características únicas das cidades visitadas com aspectos culturais, sensoriais e gastronômicos da cerveja, sempre em um bate-papo divertido e esclarecedor com as mulheres convidadas, colocando foco na experiência feminina e repensando os estigmas associados à cerveja como uma bebida do universo masculino.

Cilene Saorin acrescenta: “Você pode imaginar se a medicina, a engenharia, a arqueologia e tantas outras profissões pudessem ter sido pensadas e interpretadas por mulheres? Muitas coisas poderiam ser diferentes. Nós queremos que as pessoas percebam a cerveja por um olhar disruptivo e feminino”. Ouça o Troca de Ideia com o jornalista Pedro Sobrinho, no podcast da Mirante FM disponível nas plataformas de streaming (soundcloud e spotify)

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.