Troca de Ideia

Jovens atrizes representam o Maranhão em festival na Bahia

Mariana Madeira, Nicolle Duarte e Silvana Cartágenes, integrantes do grupo de teatro Narraiz, participam do Fetac, entre os dias 8 e 14 de setembro, em Salvador.

Pedro Sobrinho / Jornalista

Atualizada em 04/09/2025 às 11h46

O grupo teatral Narra(iz), formado pelas atrizes Mariana Madeira, Nicolle Duarte e Sofia Cartágenes, foi selecionado para participar do FESTAC Ano 7 – Festival Estudantil de Artes Cênicas da Bahia, que ocorre entre os dias 8 e 14 deste mês, em Salvador (BA). Em entrevista ao quadro TROCA DE IDEIA, no PLUGADO na MIRANTE FM, Mariana, Nicolle e Sofia afirmaram que a participação marca um importante momento de projeção do teatro maranhense em um
encontro nacional de artes cênicas, além do intercâmbio cultural com os participantes do evento.
"Para o Narraiz, estar no FESTAC significa levar a cena maranhense para outros territórios e, ao mesmo tempo, abrir caminhos de intercâmbio cultural, ampliando redes de trocas e fortalecendo o lugar da criação artística do Maranhão no cenário nacional", enfatizam.

Mariana Madeira, Nicolle Duarte e Sofia Cartágenes no Plugado na Mirante FM. Foto: Divulgação
Mariana Madeira, Nicolle Duarte e Sofia Cartágenes no Plugado na Mirante FM. Foto: Divulgação

Origem

Criado durante o curso de Teatro da Universidade Federal do Maranhão (UFMA), a partir da disciplina de Narração de História ministrada pela professora Gisele Vasconcelos, o Narraiz se define como um grupo de contadoras de histórias que une pesquisa e criação artística. "O nome nasce da fusão entre “narrar” e “raiz”, refletindo o compromisso em
explorar as historicidades brasileiras", define Nicolle. "Seu repertório transita entre contos tradicionais e narrativas contemporâneas, sempre com espetáculos que integram musicalidade, recursos visuais e teatro de formas animadas", complementa Sofia Cartágenes.

Entre suas criações, o destaque é o espetáculo “Bicho que vira gente, gente que vira bicho”, que será apresentado no festival. "A peça mergulha no universo dos “engerados”, narrativas ancestrais transmitidas pela oralidade em que criaturas se metamorfoseiam sob os encantos da natureza. Inspirado nas tradições da cultura popular, o trabalho propõe uma experiência em que memória, ancestralidade e imaginação se entrelaçam em cena", explica Mariana Madeira.

Circulação

O Narraiz já integrou projetos como a Derresol Cultural – Mostra para as Infâncias, a 7ª Feira do Livro de São Luís, o Simpósio Nacional de Artes Cênicas do Maranhão (MARAVILHA), o Sesc Leitura Literária e o VI Festival Gororoba Teatral, além de ter sido contemplado no edital Pátio Aberto, do Centro Cultural Vale Maranhão.

Selecionado entre grupos de todo o país, o Narraiz representará o Maranhão no FESTAC, que neste ano traz como tema “Nada é Definitivo” e ocupará importantes espaços culturais de Salvador, como o Teatro Sesc-Senac Pelourinho, o Teatro Martim Gonçalves, o Espaço Cultural Alagados e o Espaço Boca de Brasa Subúrbio 360°.

O FESTAC Ano 7 é um projeto contemplado nos editais da Política Nacional Aldir Blanc Bahia (PNAB) – Lei nº 14.399/2022, com apoio financeiro do Governo do Estado da Bahia, por meio da Secretaria de Cultura do Estado, via PNAB, direcionado pelo Ministério da Cultura – Governo Federal.

A participação do grupo conta ainda com o apoio do Serviço Social do Comércio (Sesc) Maranhão e da Universidade Federal do Maranhão (UFMA), por meio da PROAES, que viabilizam os custos de passagem e hospedagem para a equipe material de mídia base para divulgação Grupo Narraiz no FESTAC. Ouça entrevista no podcast Plugado, Mirante FM, disponível nas plataformas de streaming (souncloud e spotify).

 

 

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.