Maria Firmina dos Reis é protagonizada por atriz maranhense no Ceará
Com sessão prevista para esta quinta-feira (21), na programação da "Mostra Sesc Cariri de Culturas 2025", que vai até domingo (24), o espetáculo é uma releitura sobre a vida e obra da primeira romancista afro – brasileira e maranhense da história
Racismo, escravidão, violência, religiosidade, ancestralidade e a mulher são alguns dos temas centrais debatidos e refletidos no espetáculo “Maria Firmina dos Reis – Uma voz além do tempo”, encenado pela atriz maranhense Júlia Martins, do Núcleo Atmosfera (MA). A peça é um dos destaques da programação da Mostra SESC CARIRI de Culturas, promovido pelo SESC-CE. Em entrevista ao quadro TROCA DE IDEIA, no PLUGADO, na MIRANTE FM, a atriz, produtora cultural e gestora, JÚLIA MARTINS comentou sobre importância do espetáculo MARIA FIRMINA DOS REIS - UMA VOZ DO TEMPO.
“Falar de Maria Firmina é falar do povo preto. As pessoas estão vendo ali também, de alguma forma, as suas histórias se cruzando. Da mesma forma que a minha história se cruza com a da Maria Firmina, outras pessoas também têm essa mesma percepção. Apresentar este espetáculo é mostrar e confirmar o teatro que é feito no Maranhão. O teatro preto, com base na cultura popular do Maranhão, e que representa muito Maria Firmina [dos Reis]”, acrescenta a atriz.
Com sessão prevista para esta quinta-feira (21), na programação da "Mostra Sesc Cariri de Culturas 2025", que vai até domingo (24), o espetáculo é uma releitura sobre a vida e obra da primeira romancista afro – brasileira da história. Maria Firmina dos Reis, que também será apresentado no Festival Nordestino de Teatro de Guaramiranga (FNT) chega à sua 31ª edição, reafirmando sua relevância no cenário cultural nordestino e nacional, com programação de 13 a 20 de setembro, em diversos espaços da cidade de Guaramiranga, no Ceará.
Júlia Martins- atriz, gestora e produtora cultural. Especialista em Gestão Cultural: Cultura, Desenvolvimento e Mercado pelo SENAC São Paulo e graduada em Licenciatura em Teatro pela UFMA. É proprietária da Afrodite Produções, empresa dedicada à produção, gestão cultural e organização de eventos artísticos. Idealizou o projeto Ciclo de Formação para Agentes Culturais do Maranhão e atua como atriz e produtora no espetáculo “Maria Firmina dos Reis, uma voz além do tempo”, trabalho que já percorreu mais de 30 cidades brasileiras. Participou de importantes iniciativas de circulação artística, como o Sesc Amazônia das Artes e o Palco Giratório – um dos maiores projetos de difusão das artes cênicas no país – além de diversos festivais independentes.
Saiba mais curtindo a Troca de Ideia no podcast MIRANTE FM disponível nas plataformas de streaming (soundcloud e spotify).
Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.