Uma reunião amanhã deve definir os próximos passos a serem tomados pelo governo brasileiro após a decisão do governo dos estados unidos de elevar para 25% as tarifas sobre importações de aço e alumínio.
O Brasil lamentou a decisão do governo de Donald Trump. O Ministro da Casa Civil, Rui Costa, afirmou que um encontro ocorrerá entre o Presidente Lula e o vice-Presidente Geraldo Alckmin.
As medidas adotadas, segundo a equipe econômica, terão impacto significativo sobre as exportações brasileiras aos Estados Unidos, que em 2024 foram da ordem de mais de U$3 bilhões.
O governo ainda afirmou considerar injustificável e equivocada a imposição de barreiras unilaterais, que afetam o comércio entre os dois países.
Os ministérios das relações exteriores e do desenvolvimento, indústria e comércio afirmaram ainda que o governo buscará, em coordenação com o setor privado, defender os interesses dos produtores nacionais junto ao governo dos estados unidos e a organização mundial do comércio.
Saiba Mais
- Protestos "No Kings" mobilizam multidões contra Trump nos EUA
- Presidente do PSOL tem visto cancelado pelos Estados Unidos
- Tarifaço: “empresas americanas se beneficiaram das políticas brasileiras”, afirma embaixador
- Apex amplia ação nos EUA para apoiar empresas atingidas pelo tarifaço
- Donald Trump anuncia tarifas sobre automóveis importados
Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.