Dirigido por Amy Berg. "Janis: Little Girl Blue" chega aos cinemas brasileiros no dia 7 de julho.
O documentário destaca Janis Joplin que, com um canto rouco e potente, marcou a geração da contracultura.
Assim como Amy Winehouse, Janis Joplin morreu aos 27 anos em 1970, vítima de sua dependência química. E também como a cantora de "Rehab", passou pelo Brasil meses antes de morrer.
A diretora reserva parte do documentário para contar essa viagem em terras brasileiras. No entanto, ao contrário do que a lenda brasileira conta, o cantor brazuca e oitentão, Serguei, não é citado nos relatos. O roqueiro, que sempre se gabou de suas aventuras sexuais com Janis, sequer aparece em imagens.
Com narração da cantora Cat Power, o filme mostra que a viagem seria a verdadeira "rehab" de Janis. Ela chegou a ir para a Bahia, mas foi no Rio de Janeiro que ela mais causou: Nadou pelada na piscina do Copacabana Palace, se jogou nos desfiles da escola de samba e tomava sol nas areias de Copacabana de topless e com os pelos da axila à mostra. Não demorou para que o processo de reabilitação fosse por água abaixo.
Mas, mesmo sem Serguei, Janis não ficou sozinha. O filme aborda seu problema de autoestima, os casos de bullying quando criança e a busca desesperada por um amor – temas que ganham outro significado a partir do encontro no Rio com o americano David Niehaus – sua última paixão.
David e Janis tiveram um tórrido romance nos meses seguintes à viagem, mas o romance terminou de forma abrupta. Segundo ele, por causa do vício de Janis. Para a cantora, aquele homem queria apenas viajar pelo mundo, deixando-a sozinha, como muitos outros fizeram antes.
O episódio agravaria ainda mais sua dependência química, o que culminaria na sua morte, oito meses depois.
Janis na ficção
A onda psicodélica de Janis não para com aí. A atriz Amy Adams estrelará a cinebiografia da cantora com direção de Jean-Marc Vallée ("Wild" e "Clube de Compras Dallas").
O longa, cujo nome é "Get it While You Can" (ainda sem título no Brasil), é um projeto antigo. Em 2010, a revista "Rolling Stone" informou que o brasileiro Fernando Meirelles, diretor de "Cidade de Deus", estava cotado para assumir a direção.
Deu no UOL
Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.