Rock in Rio

Rock in Rio: Um balanço da edição 2013 do festival

Da Redação

Atualizada em 27/03/2022 às 10h57
()

A edição 2013 do Rock in Rio fechou no último domingo com um show apoteótico do iron Maiden, banda inglesa de Heavy Metal que provou, junto a outras bandas pesadas que se apresentaram no evento este ano, que o estilo continua em alta.

Mas o festival trouxe diversos outros destaques, como a apresentação ovacionada do Muse, o balanço de símbolo sexual de Beyoncé e o espetáculo do astro pop Justin Timberlake. Apesar da falta do baterista Tico Torres, que se recupera de uma cirurgia de emergência, a banda Bon Jovi se esforçou. Mas o show resultou morno. Jon Bon Jovi, o vocalista, causou: tascou um beijão na fã Rosana Guedes em frente às câmeras. Outro que derreteu corações foi John Mayer, vencedor de sete Grammys.

Phillip Phillips, vencedor do American Idol, incendiou a plateia - especialmente a feminina. Gritos e cartazes com declarações de amor se espalhavam pela pista repleta. O músico tocou Michael Jackson e Marvin Gaye para completar seu repertório de artista iniciante.

Dinho Ouro Preto, do Capital Inicial, levantou a plateia com seu discurso contra o Congresso e os políticos, antes de a banda tocar "Saquear Brasília". Até nariz de palhaço o músico vestiu para enfatizar sua mensagem. Mesmo falando "cara" uma dezena de vezes por minuto o músico encantou o público.

Florence Welch dividiu opiniões: teve quem amou e teve quem odiou. Os primeiros a elogiaram pela voz e pela performance. Os últimos a criticaram usando os mesmos argumentos: voz e performance. Já o Ghost não agradou a praticamente ninguém - à exceção de fãs mais fiéis. Ninguém entendeu os mascarados.

O melhor show do evento, segundo muitos, foi do veterano Bruce Springsteen, já na madrugada do dia 22 de setembro, que ficou no palco por quase três horas e ainda tocava quando os fogos que anunciam o fim da noite no festival foram acionados.

Balanço sobre o palco Sunset concorrido e os encontros inusitados:

O Palco Sunset, um espaço secundário do evento, se mostrou pequeno durante algumas apresentações. O show do Helloween foi um desses momentos. O do Gogol Bordello, com sua música punk cigana, foi outro.

É impossível não citar os encontros inusitados que aconteceram nesse espaço. O impensável encontro entre Zé Ramalho e Sepultura, que ficou sendo chamado de "Zépultura", acertou em cheio. Um ou outro torceu o nariz, mas no geral a aceitação foi forte. Juntos no palco fizeram um barulho que conquistou fãs tanto de MPB quanto de Heavy Metal.

Para citar mais alguns encontros: Juntar o eterno ex-Iron Maiden Paul Di'Anno e o ex-guitarrista do Charlie Brown Jr., Marcão, no palco também foi algo estranho. Mas funcionou durante o show do Kiara Rocks. Ben Harper e o bluesman Charlie Musselwhite fizeram bonito - muito bonito. E a mistura da Orquestra Imperial com o italiano Jovanotti também brilhou no Palco Sunset.

Falhas

A Vigilância Sanitária não deixou baratas as falhas que encontrou na Cidade do Rock. E com razão. A organização do evento foi autuada por 159 kg de alimentos impróprios para o consumo e estabelecimentos instalados na área do festival foram autuados por falta de higiene. Sessenta litros de bebida láctea foram inutilizados.

O Procon-RJ também multou a organização do evento, logo no primeiro final de semana, quando um vazamento de esgoto atingiu a área de uma lanchonete na Cidade do Rock. Dezenas de banheiros químicos ficaram interditados até que o problema fosse resolvido.

Nem mesmo o pedido de suspensão do evento, feito pela Promotoria de Tutela Coletiva de Defesa do Consumidor do Ministério Público do Rio de Janeiro, diminui o brilho do Rock in Rio. O órgão acusava o festival de conter poucos médicos para atender o público durante o primeiro fim de semana do evento além de apontar que áreas de escape estavam obstruídas. Mas o Corpo de Bombeiros liberou a realização do Rock in Rio de pois de uma inspeção.

Próxima edição

A organização do Rock in Rio já anunciou uma nova edição no Brasil para 2015. "É emocionante ver 85 mil pessoas por dia circulando na Cidade do Rock e todas em uma mesma sintonia. O Rock in Rio ganha a cada dia mais fãs. Temos um enorme compromisso com eles de sempre oferecer o melhor em todos os aspectos e é isso que buscamos diariamente. Sem dúvida essa edição foi muito especial para todos nós. Já estamos trabalhando para 2015", afirma Medina, reforçando a próxima edição do Brasil.

Artistas relacionados: Iron Maiden, Bruce Springsteen, Bon Jovi, C

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.