Para a realização do Rock in Rio serão fechadas as principais vias do entorno da Cidade do Rock: Avenida Salvador Allende, Avenida Embaixador Abelardo Bueno, Avenida Olof Palme, Rua Abrahão Jabour e Rua Pedro Calmon a partir do dia 13 de setembro. As interdições começam às 11h, uma hora antes do horário de 2011, e vão até 5h do dia 16 de setembro. E depois das 11h do dia 19 de setembro às 5h do dia 20 e das 11h do dia 20 às 5h do dia 23 de setembro.
A grande novidade para os usuários do transporte público regular da cidade nesta edição do Rock in Rio será a instalação de uma plataforma de pré-bilhetagem eletrônica no Terminal do Autódromo. Ou seja, o usuário passará por catracas antes de entrar nos ônibus, na volta do festival. Segundo Osório, isso vai agilizar a saída da Cidade do Rock e proporcionar mais conforto para o usuário.
"Quem optar por ir e voltar do festival em ônibus regulares, que partirão do Terminal Alvorada para o Terminal do Autódromo, a cerca de um quilômetro da Cidade do Rock, vai ter uma plataforma com catracas que vão evitar a formação de filas na volta para casa. Com essa bilhetagem, será possível fazer o embarque em 20 ônibus simultaneamente", explicou Osório, acrescentando que serão colocados 200 ônibus regulares para fazer a ligação entre os dois terminais, com passagem a R$ 2,75. O usuário pode comprar o bilhete de ida e volta ou unitário ou ainda usar o Riocard e o vale-transporte.
O esquema de trânsito de para o Rock in Rio prevê para este ano o fechamento das principais avenida do entorno da Cidade do Rock, as avenida Abelardo Bueno e Salvador Allende vai começar uma hora mais cedo, em relação ao festival de 2011, às 11h de sexta-feira, dia 13 de setembro.
Os bloqueios vão ser mantidos para carros particulares e só ônibus especiais e moradores credenciados poderão circular pelo entorno da Cidade do Rock. Por isso, é importante que o público utilize o transporte público.
Ônibus terão bilhetes de ida e volta
Já os ônibus chamados de 1ª Classe, do tipo frescão, que estão sendo contrados pela organização do evento, vão ter bilhete de ida e volta com data e horários marcados e vão parar no estacionamento do Riocentro. Essse bilhete, que custa R$ 50 só vai ser vendido antecipadamente no site do evento. Esses ônibus vão fazer o transporte ponto a ponto e vão partir de 14 pontos diversos da cidade, entre eles, Rodoviária Novo Rio e aeroportos Internacional Tom Jobim e Santos Dumont.
"É importante lembrar que ônibus fretados vindos de outros estados não vão passar pelos bloqueios e nem poderão fazer embarque e desembarque no Terminal Alvorada, assim como não será permito o estacionamento deles na Barra da Tijuca. Vamos conversar com a organização do evento, para saber quantos ônibus fretados estão previstos para vermos se eles poderão estacionar em algum lugar no Centro ou em São Cristóvão. Eles não chegarão nem perto da Cidade do Rock", frisou Osório.
Carros particulares, táxis e vans também não chegarão à Cidade do Rock. Segundo o secretário, o ponto de bloqueio e de embarque e desembarque do público que optar por esse tipo de transporte ficará a cerca de quatro quilômetros de distância. A secretaria vai montar um ponto de táxi no Terminal Alvorada.
Durante a apresentação do esquema de trânsito, o secretário municipal de Transportes, Carlos Roberto Osório destacou que o público que vai ao festival deve usar o transporte público e que haverá "impacto siginificativo na região com o fechamento das principais vias do entorno da Cidade do Rock'.
"Os moradores de Barra, Jacarepaguá e Recreio devem ficar atentos ao impacto viário e que precisam fazer uma mudança de comportamento para os dias do festival para que não haja problemas. Todas as vagas dos prédios e condomínios da região serão credenciadas e os moradores receberão adesivos para usar nos bloqueios", disse o secretário.
Na próxima semana, o subprefeito da Barra Thiago Mohamed vai começar a conversar com síndicos e representantes de associações de moradores para tratar do credenciamento dos moradores. Em 2011, foram credenciados 27 mil veículos de moradores. Para esta edição do festival, o subprefeito acredita que serão credenciados 30 mil moradores.
Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.