Gilberto Gil acaba de completar 70 anos e não para de criar. Nesta quarta-feira (4), o cantor se juntou à Orquestra Sinfônica de Londres para apresentar o seu mais recente projeto, o "concerto de cordas e máquinas de ritmo". Gil afirmou que as cordas são as suas cordas vocais, as cordas do violão de seu filho Bem Gil, do cello de Jaques Morelenbaum e do violino de Nicolas Krassi. Já as máquinas de ritmo seriam os instrumentos de percussão tocados por Gustavo di Dalva, como berimbau, pandeiro e tambores.
"É um tipo de show completamente diferente do que eu fiz no domingo", disse, se referindo a apresentação no festival Back2Black na capital britânica. "Aquele foi mais rock and roll, mais pop, mais elétrico. O público fica em pé dançando e, desta vez, é outra coisa. Minha postura muda, fico sentado o tempo todo enquanto estou envolvido pelo som da orquestra. O público tem uma audição mais cuidadosa e até os aplausos são mais comportados e moderados", ressaltou.
A abertura do show ficou por conta da Orquestra Sinfônica de Londres com a música Dança Frenética, de Villa-Lobos. "Essa mistura foi ótima porque os fãs do Gil foram apresentados a um tipo de música que provavelmente não conhecem", disse Sam Walton, percussionista da orquestra.
Depois do intervalo, Gil entrou em cena com um repertório de 20 canções, como Domingo no Parque, Estrela, Andar com fé e Expresso 2222, que foi composta enquanto estava exilado em Londres. Além dos sucessos de sua carreira, a noite também teve espaço para composições de Tom Jobim, Caetano Veloso e Dorival Caymmi.
Gil surpreendeu a platéia quando cantou em outros idiomas como inglês, francês e espanhol. Apenas uma música foi especialmente composta para este show, ela se chama Eu descobri. No Brasil, este show só foi apresentado no Rio de Janeiro e em Salvador. Londres foi a primeira cidade da turnê européia, que deve passar ainda por mais 12 cidades até o final de julho
Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.