A Lei da Ficha Limpa deve ser esclarecida em todos os seus pontos até o fim do ano, prevê o ministro Luiz Fux, relator da ação no Supremo Tribunal Federal (STF) na qual a Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) pretende garantir a constitucionalidade da norma.
A lei entrou em vigor em meados do ano passado, mas ainda não barrou candidaturas ficha suja porque os ministros entenderam que ela devia aguardar um ano para produzir efeitos, já que alterou o processo eleitoral.
Atualmente, a Corte está com nove membros – existe a vaga aberta com aposentadoria da ministra Ellen Gracie, e o ministro Joaquim Barbosa está afastado por problemas de saúde - o que em tese evitaria o empate .
No entanto, nada impede que Barbosa decida participar do julgamento da Lei da Ficha Limpa, como fez esta semana comparecendo à sessão da Segunda Turma do STF.
Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.